Com a chegada do inverno, e dos dias mais frios, o nosso corpo necessita de gastar mais energia para se aquecer, logo há um aumento do metabolismo, que faz com que gastemos mais calorias. Essa seria uma boa noticia, se com este aumento do gasto calórico não estivesse associado um aumento da fome. Pois é, a fim de repor a energia que estamos a perder, temos mais vontade de comer pratos mais reconfortantes, ou seja, as chamadas comfort foods, geralmente ricas em gordura e/ou açúcar.
A questão é que estes pratos mais pesados também requerem mais energia para serem digeridos, daí aquela sensação de cansaço, sono ou falta de disposição após uma refeição rica em gordura. E é aqui que comprometemos a energia para outras coisas tais como o treino, o trabalho, o estudo, etc.
Então como podemos manter o foco e mantermo-nos ativas nos dias mais frios?
- Está na hora de trocar a motivação pela disciplina!
Estar motivado é fantástico para manter o foco, no entanto a motivação é volátil, ora vem ora vai, por isso depender dela é meio caminho para falhar. Há que manter a disciplina! Pois da mesma forma que vai trabalhar todos os dias e há dias que apetece e outros não, deve encarar o treino e alimentação saudável da mesma forma. É fazer o que tem de ser feito, mantendo sempre a rotina e o hábito e lembrando-se sempre das suas metas, do porquê de treinar e se alimentar corretamente.
- Defina metas
Se não souber para onde vai, fica muito mais fácil desistir. Estabeleça metas realistas e crie o hábito de fazer o que tem de ser feito para as atingir.
- Comprometa-se a ir treinar com alguém
Agende o treino com um personal trainer ou uma amiga, assim o compromisso é maior e dificilmente irá faltar ao treino. Se for com um profissional ainda tem a vantagem de garantir que está a trabalhar de forma correta para atingir as suas metas.
- Dê preferência a treinar em espaços fechados e, se necessário, altere o horário do treino
Se costuma treinar na rua e a chuva e o frio são constantes desculpas para não ir treinar, talvez seja preferível escolher um ambiente fechado e mais acolhedor, tal como um ginásio. Se treina em horários em que a temperatura lá fora é mais baixa, pode funcionar alterar o horário do treino, para uma altura do dia que esteja uma temperatura mais amena.
- Já reparou que com o tempo nublado a preguiça é maior?
Isso deve-se à falta do sol. Ou seja, na ausência de luz o nosso corpo produz uma hormona chamada melatonina que nos fará dormir melhor. A produção de melatonina é interrompida quando surge o sol, por isso nos dias nublados o corpo tem maior dificuldade em interromper esta produção, e daí a maior sensação de sonolência. A boa noticia é que o treino aumenta os níveis de serotonina, a hormona que nos fará ter mais disposição para encarar o dia. Logo o treino em dias nublados é muito importante.
Já na alimentação…
- Esta é a época das sopas!
A sopa é uma forma fácil de ingerir legumes e, convenhamos, sabe bem de inverno iniciar a refeição com algo quentinho. Para além disso, promove maior saciedade e evita que coma maiores quantidades do prato principal.
- Evite comidas pesadas ricas em gordura.
A digestão será mais pesada e a sua energia e ânimo irão diminuir.
- Coma frutas e vegetais –
Nesta altura do ano há uma diminuição do consumo destes alimentos, mas não devia. A recomendação do ‘5 a day’ é para o ano inteiro, ou seja, 3 porções de fruta e 2 porções de vegetais por dia.
- Opte por snacks mais quentes
Se pensar que tem para o seu lanche um iogurte para comer e está frio, provavelmente não irá ter vontade de o ingerir. E se por acaso, tiver uma pastelaria por perto, facilmente troca o iogurte por um bolinho. Então prefira opções mais quentinhas, tais como as papas ou panquecas de aveia, por exemplo, em que junta fruta e/ ou alguns frutos secos.
- Vá bebendo chá ao longo do dia
Além de hidratar, mantém-na quente e aconchegada.