Fazer a cama, levantarem-se sozinhas e participar em trabalho voluntário: estas são apenas algumas tarefas que as crianças americanas podem começar a fazer. Isto, claro, se os pais resolverem seguir o modelo educativo da família Obama. E muitos pais americanos estão dispostos a isso.
De facto, o novo presidente tornou-se de tal maneira o ídolo dos seus concidadãos que até a sua forma de educar já começou a influenciar muitos pais.
Ora então, quais são os principais ‘mandamentos’ para educar as crianças tal como Barack e Michelle educam Malia e Sasha?
– Ensine Disciplina: As crianças levantam-se às 8 sem refilar, fazem a cama e programam o seu próprio despertador.
– Seja um pai ou mãe presente: Os pais nunca perdem uma festa da escola.
– Leia para as crianças: Vários amigos da família testemunham que ouviram várias vezes Obama ler às filhas, mesmo quando tinha a voz rouca das campanhas.
– Tire tempo para namorar: Michele e Obama tiram alguns serões a sós, para não se esquecerem de que são um casal.
– Aliste a avó: Claro que nem todos os pais andam em campanha, mas quase todos os pais têm vidas ocupadas – muitas vezes, as avós podem ser aliadas indispensáveis.
– Habitue-os a ajudar: Com os Obama, até as crianças fazem serviço voluntário de vez em quando.
– Treine a descontracção: O papá é Presidente? Até pode, mas os Obamas juram que vão encorajar as crianças a correrem pelos corredores da Casa Branca e a receber amigas para dormir lá. Não se sabe o que é que os Serviços Secretos acham disso.