12 anos: ‘Para casa da avó? Outra vez?’
Se tem uma criança paciente que não se importa de ir pela milionésiam vez para S. Martinho do Porto, tem sorte, porque esta é nesta idade que eles já não acham muita graça a ir para o sítio do costume com as pessoas do costume. Os 12 anos são a idade típica em que eles crescem mais do que aquilo que os outros dão por isso. Continuamos a pensar que eles são bebés, e eles já se preparam para outras aventuras.
Uma boa opção é um belo campo de férias, onde eles podem fazer a cabeça em água aos monitores, coitados, enquanto os pais estão mortos de saudades. Claro que nem todos os adolescentes são iguais. Antes de vê-lo partir de mochila às costas verifique se ele quer mesmo ir. A maioria adora fazer canoagem, passeios de burro e campismo, mas também há quem prefira ficar calmamente em casa a fazer ponto-cruz. Alguns estão um pouco fartos dos pais, e outros gostavam de ter mais atenção personalizada.
Mesmo assim, tente dar umas férias divertidas às suas ‘crianças’, porque nesta idade atacam aquelas depressõezinhas de Verão quando não se tem nada que fazer. E não é preciso irpara muito longe, é tudo uma questão de imaginação e organização. Verifique sehá alguém com quem eles possam ir de férias: tios, primos, amigos. Se decidir ficar no mesmo sítio e não há ATL que lhe valha, pode transformar mesmo um sítio conhecido numa aventura: se houver outros amigos na mesma situação,organize uns passeios em grupo pela cidade.
Ah, e acima de tudo, não o faça ‘aproveitar’ as férias parar ecuperar o tempo perdido estudando para as disciplinas a que teve piores notas. Não, nem meia-horinha, pelo menos durante um mês. Primeiro, porque em 99% dos casos não resulta. Ninguém consegue estudar Phrasal Verbs quando o sol brilha, a cabeça está cansada e todos os outros estão na praia. E depois, porque um cérebro sem férias não rende, mesmo que lhe pareça a si que esse talcérebro não trabalhou assim tanto durante o ano. Se recomeçar a rever a matéria em Setembro ainda vai muito a tempo.
PARA SABER QUAIS AS FÉRIAS CERTAS PARA OUTRAS IDADES,
CLIQUE AQUI