Falámos com o pediatra
Mário Cordeiro, autor de ‘O Livro da Criança’ e de ‘O Grande Livro do Bebé’ (Esfera dos Livros), sobre os cuidados a ter e ensinar às crianças. Aqui ficam as questões que todos os pais querem ver respondidas:
As crianças estão em maior risco?
"As crianças portuguesas, salvo as subnutridas ou carenciadas, ou as que têm doenças crónicas (pulmonares, cardiopatias, renais, cancro), não constituem um grupo de grande risco.
As que sofrem de doenças respiratórias crónicas devem estar sob especial atenção?
Sim, as crianças com asma moderada ou grave, fibrose quística, deficit de alfa1 antitrepsina, bronquiolites de repetição, pneumonias de repetição, por exemplo. Estas deverão ser vacinadas.
Como distinguir a febre alta da gripe A de outras doenças, onde também é um dos sintomas?
No início pode ser indistinguível, mas a gripe A costuma dar arrepios, calafrios, dores musculares intensas, tosse seca e dores de cabeça. Há um estado de grande fraqueza que não condiz com os outros sintomas – por exemplo, o apetite pode manter-se.
Em caso de suspeitas fortes de gripe A, deve levar-se a criança ao Hospital? Deve contactar-se o médico assistente. A menos que esteja muito mal fisicamente, não deverá ir a um serviço de urgência, porque corre o risco de infectar outros e de ela própria se infectar por outros agentes microbianos.
Os pais que vão pôr crianças na creche, pela primeira vez, tendo outra hipótese (avó ou ama), devem adiá-lo?
De forma geral, não há necessidade premente de a criança ir para a creche antes dos dois anos, dois e picos. Assim, se tiverem uma boa alternativa, pode ser uma boa ideia. Não esquecer, no entanto, que as crianças podem ser transmissoras do vírus a avós doentes.
Que medidas de higiene e prevenção lhes podemos ensinar facilmente?
Assoar-se num lenço de papel descartável, deitá-lo fora e, em seguida, lavar as mãos; depois de tossir ou espirrar com as mãos em frente, lavá-las; usar máscara se estiver constipada. E ensinar a lavar as mãos correctamente e não só ‘passar por água’: há que incluir todos os dedos e todas as suas superfícies, esfregando bem com sabonete.
Que medidas extra devem os pais tomar em casa?
Evitar tabaco e outros agentes poluidores, isolar (no quarto ou com máscara) quem estiver a espirrar ou a tossir e arejar a casa todos os dias.