Método João de Deus
Está longe de ser novo mas continua popular. As listas de espera são quilométricas e a razão está nos resultados, assegura o bisneto do fundador, António Ponces de Carvalho.
Disciplina rigorosa e conteúdos programáticos exigentes são a base de um método criado no século XIX por João de Deus, o criador da célebre Cartilha Maternal que ainda hoje é usada para ensinar as crianças a ler aos cinco anos. De resto, nesta idade já sabem fazer diversas operações de cálculo.
"Não é à toa que os vencedores das olimpíadas da língua portuguesa vinham de escolas João de Deus", diz António Ponces de Carvalho. Ministros, médicos e outras figuras conhecidas são apontadas como exemplos. Uma verdadeiro forno de líderes, portanto. "As neurociências têm vindo a demonstrar que a janela óptima de aprendizagem é até aos cinco anos. Não temos que ter medo de estimular as crianças, elas são curiosas por natureza e aprendem tudo desde que percebam a utilidade ou achem divertido".
Também é importante a disciplina, que se aprende de forma progressiva mas se os horários são estruturados de forma rigorosa desde cedo, em contrapartida não há trabalhos de casa. Além da cartilha maternal, há diversos materiais específicos usados para estimular o raciocínio lógico e matemático e a destreza manual. Há dezenas de escolas espalhadas pelo país. A dos Olivais tem 387 alunos, 169 no jardim infantil e 218 na primária. Os miúdos diferenciam-se pela cor do bibe, único elemento distintivo no recreio. Até há pouco tempo até a brincadeira dos intervalos era ‘orientada’ pelas educadoras que propunham jogos e actividades "mas achámos que era um exagero e acabámos com isso". A educação e as boas maneiras são valores prezados e aos três anos já comem sozinhos com dois talheres.
Contactos:
Escola João de Deus. Olivais. Rua Cidade Vila Cabral, tel.: 218 530 002.
www.joaodeus.com