1 – Já não se ri das piadas dele
Ao princípio, qualquer anedota ou graçola suscitava uma gargalhada, mesmo que não tivesse graça por aí além, ou mesmo graça nenhuma. Agora já só consegue pensar que aquilo não tem mesmo graça nenhuma (isto nas vezes em que está a ouvi-lo) e isso começa a irritá-la como um garfo a riscar um prato.
2 – Já não têm sexo
Claro que todas as paixões arrefecem a certo ponto, a crise, o cansaço e as nuvens também não ajudam a uma vida sexual escaldante, mas se já não se lembra da última vez que fizeram amor com vontade, sem ser numa de despachar a coisa (e mesmo a despachar…) é sinal de que algo está mesmo arrefecido…
3 – Deu em examinar as coisas dele
Vira os bolsos à procura de qualquer coisa incriminatória, lê-lhe as mensagens de telemóvel, procura recibos estranhos. Pode até nem saber muito bem o que é que espera encontrar, mas se já anda assim a espiá-lo, alguma suspeita há-de ter…
4 – Discutem em frente dos amigos
Todos os casais discutem, é verdade, mas há discussões e discussões. Se já tentam mesmo magoar-se um ao outro e nem em frente dos amigos se controlam, é porque já não é uma simples bicada a propósito de quem é que vai levar o cão lá fora.
5 – Pensa vezes demais no Zé Manel
Toda a gente tem fantasias, mesmo numa relação, mas se pensa vezes demais numa pessoa concreta (o George Clooney não conta como ‘pessoa concreta’) a relação pode precisar de uma ‘refrescada’ (como dizem os brasileiros).
6 – Começa a canalizar a energia afetiva para as crianças
Ultimamente, a sua vida são só os miúdos: levar a Maria ao ballet, ler uma história ao Joãozinho, estar presente na vida deles. A questão é que está tão presente na vida deles como está ausente na vida do pai deles…
7 – Já não conversam
Quando abrem a boca, é só para discutir, por isso preferem manter-se em silêncio. Aquelas conversas que duravam horas, em que se descobriam almas gémeas e se partilhavam gostos e formas de estar e de sentir, pertencem ao passado. Um fim de semana a dois ou uma rutura.
8 – Procuram pretextos para passar tempo longe um do outro
Ele começa a sair mais tarde do trabalho, você começa um curso de jardinagem, ele passa horas no Facebook, você também… Todos os casais precisam de tempo longe um do outro, mas se começa a ser todo o tempo, é preciso perguntar o que é que os dois tiram daquela relação…