Fotografar com recém-nascidos não é tarefa fácil – quer seja pelas noites mal dormidas da mãe ou pela falta de disposição do próprio bebé. Contudo não é uma missão impossível. Se organizar a sua produção de sonho está a tornar-se um pesadelo, aqui ficam cinco dicas para criar memórias que vão durar a via toda sem stress.
Escolha o tempo certo
Nas primeiras duas semanas de vida, os bebés dormem profundamente e são muito flexíveis, o que ajuda a colocá-los em lindas poses. A partir dos 14 dias, os recém-nascidos perdem flexibilidade e são mais difíceis de posicionar, para além de poderem vir a desenvolver acne e ter cólicas. Um bebé mais alerta e “acordado” é mais difícil de trabalhar.
Acorde cedo e brilhe
Quanto mais cedo acordar, mais relaxado está o seu bebé. A luz matinal ajuda a produzir fotografias suaves e bonitas, enquanto que ao fim da tarde corre o risco de apanhar uma luz desagradável e sombras.
Quanto mais simples, melhor
Roupas macias e artesanais fotografam lindamente e parecem adoráveis, ao mesmo tempo que adicionam textura. Nas sessões em que participem os pais, um macacão simples e sólido, uma capa de malha de fraldas e um cobertor de caxemira são ótimas opções.
Vista-se para fazer parte
As mães devem usar cores neutras e sólidas, como cremes, beges suaves, cinzas claros e cores quase brancas. Pense no efeito intemporal e simples, tendo em mente se vai gostar de se ver daqui a 10 ou 20 anos, quando escolher a sua roupa.
Mantenha-se calma
Se o seu bebé se sentir incomodado, experimente estes truques:
1. Como os sons do útero são muito altos, os recém-nascidos irão dormir profundamente se houver ruído branco no espaço. O ruído branco é emitido por ventiladores, ares-condicionados, sons de chuva, ondas e floresta, sons de pessoas a falar, entre outros.
2. Embrulhar o seu bebé numa coberta que fique bem apertada ajuda os bebés a relaxar.
3. Pôr uma chupeta na boca do bebé pode também ajudar o bebé a acalmar-se e a voltar a dormir.