Se refletir sobre momentos significativos do seu dia, perceberá que houve ocasiões em que esteve 100 por cento presente com as pessoas — quando uma amiga esteve vulnerável ou a ler uma história de embalar para o seu filho, por exemplo.
A psicóloga Diana Hill escreve num artigo para a revista Psychology Today que dar a sua atenção total a outra pessoa pode melhorar os seus relacionamentos e aumentar o seu bem-estar. Saiba como pode dar início a este processo:
Reflita sobre os seus valores no que diz respeito a relacionamentos
Conhecer os seus valores pode motivá-la a viver mais o aqui e agora em relações interpessoais. Tire tempo para refletir (ou escrever) sobre as seguintes questões:
- Que relacionamentos são mais significativos para si?
- Como é que age quando está no seu melhor nesses relacionamentos importantes?
- Em que medida gostaria de estar mais presente nos seus relacionamentos importantes?
- Como é que estar mais presente afetaria esses relacionamentos?
Saiba quando importa
No que diz respeito a relações interpessoais, é impossível ter essa consciência a toda a hora. O multitasking ou estar distraída em encontros quotidianos é normal, mas pode sempre fazer um esforço para ser consciente quando importa. Use a seguinte lista para saber quando é oportuno fazer uma pausa e estar presente:
- A outra pessoa está a partilhar algo que é importante para ela?
- Será que este é um momento de crise?
- Um parceiro, filho ou colega de trabalho está a fazer uma tentativa de chamar a sua atenção?
- Será que alguém de quem gosta está a sofrer?
- Este é um momento doce que quer saborear?
Coloque a validação profunda em prática
A validação é uma das formas mais importantes de estar presente com alguém. Quando a coloca em prática, mostra que está lá, que se importa e que quer compreender a experiência da outra pessoa. Experimente seis passos para a validação:
- Estar presente no momento. Esteja alerta, atenta e preste atenção à pessoa com quem está. Oiça o que ela está a dizer.
- Refletir com precisão. Parafraseie e repita o que está a ouvir da pessoa com quem está.
- Assumir uma perspetiva. Coloque-se por detrás dos olhos da outra pessoa. Como é estar na pele dela neste momento? O que a linguagem corporal e comunicação não-verbal dela lhe dizem sobre como ela está a sentir-se?
- Praticar a compreensão. Leve em consideração o contexto, a história e a situação da pessoa. Valide a experiência dela, mostrando que é compreensível.
- Expresse empatia. Diga à pessoa que ela está a ter uma experiência humana normal. Relate a experiência dela como um ser humano que também já sentiu algo semelhante.
- Seja honesta e genuína. Seja vulnerável e humana na sua resposta. Partilhe a sua reação autêntica.