Muito se fala sobre empatia nos dias que correm, particularmente quando alguém abre o coração sobre um problema que está a enfrentar. Mas será que sabemos mesmo colocar a teoria em prática?
“Ter empatia para com alguém resume-se a validar como os sentimentos dessa pessoa numa dada altura — um reconhecimento de que não há problema em ela sentir-se como se sente”, explica o coach de saúde mental Ron Yap no Instagram. “A verdade é que a empatia começa com um esforço para nos pormos no lugar da outra pessoa e ouvi-la”.
O especialista partilha ainda 4 formas erradas de demonstrar empatia e justificações para elas não funcionarem:
- Virar o assunto para si: dizer coisas como “sei exatamente como te sentes” e virar a conversa para si mesma fará a outra pessoa sentir que deve parar de processar aquilo que a está a incomodar.
- Comparar a experiência às de terceiros: isto dá um sinal subtil à outra pessoa de que as emoções dela não são importantes.
- Saltar para a resolução de problemas: estar demasiado focada em dar conselhos pode fazer com que a outra pessoa sinta que as próprias emoções não merecem ser comentadas.
- Positivismo tóxico: quando diz coisas como “foca-te nas coisas boas da vida”, isso corta qualquer outra expressão de emoções negativas ao minimizar o problema.