
Há momentos da nossa vida em que as nossas relações, sejam elas amorosas, familiares, de amizade ou profissionais, não estão na sua melhor fase. São vários os fatores que podem contribuir para isso, mas a verdade é que nem sempre os conseguimos identificar imediatamente e fazer o caminho de retorno para dias mais felizes e serenos. Neste sentido, deixamos-lhe algumas dicas que vão melhorar o estado das suas relações.
Expresse a sua gratidão
Uma das melhores formas de tornar os laços afetivos mais fortes é expressando gratidão. E aqui tem que ser uma gratidão genuína, um reconhecimento pelo outro, por aquilo que ele aporta de bom à sua vida. É o momento em que poderá expressar, sem qualquer tipo de pudor, como está agradecido por tudo o que a outra pessoa faz por si. Esta atitude tem o poder de demonstrar que não toma ninguém por garantido.
Mais interações positivas do que negativas
De acordo com um estudo de John Gottman, uma relação só consegue prosperar e navegar tranquilamente pela vida se aumentarmos as interações positivas. Ou seja, por uma interação negativa, temos que acrescentar cinco positivas, para o rácio se fazer de coisas boas e não apenas daquelas que vão pesando no dia-a-dia. Ao imprimir positividade nas relações, estamos a torná-las mais resilientes.

Use a empatia como forma de conexão
Permitir-se colocar no lugar do outro, para entender a sua perspetiva e forma de estar, é umas das melhores ferramentas, tanto numa relação, como na vida. Esta abordagem mais empática tem um grande impacto no outro e vai fazer com que ele se sinta entendido e baixe a guarda.
Deixe de lado os pressupostos
Normalmente, caminhamos nas nossas relações com vários pressupostos e ideias pré-concebidas sobre a vida, os filhos, a casa, o trabalho, etc.. Costumam ser as nossas verdades inabaláveis, mas a realidade é que crescer também é mudar, evoluir e estar disponível para ouvir os outros e as suas ideias. Muitos conflitos surgem porque não há esta disponibilidade, o que nos fecha em nós, num ato permanente de incompreensão. Ter conversas abertas e honestas contraria esta tendência, bem como estar aberto a ouvir o outro e perceber o que faz sentido para vocês. Cada pessoa é um ser único, mas o que torna uma relação rica é o contributo de todos os que dela fazem parte, com todas as suas idiossincrasias.
Não evitar os conflitos
Uma relação de qualidade não é aquela onde não existem conflitos ou discussões, mas sim aquela onde os problemas são encarados de frente, mas de uma forma construtiva. Neste sentido, é bom ter em conta que por trás de cada queixa há sempre um pedido, pelo que é importante comunicar as suas necessidades sem ataques.