![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2023/06/230627_@hannaschonberg-864x1080.jpeg)
A inspiração está em todo o lado, especialmente no banho. Sim, as epifanias no duche são reais e, embora pareça um lugar estranho para acontecerem, há uma razão científica por detrás deste fenómeno: a rede de modo padrão (RMP).
Na neurociência, o conceito descreve um conjunto de regiões do cérebro ligadas entre si; uma espécie de rede “negativa para tarefas”, que é ativada quando o cérebro se encontra num estado passivo, a descansar ou sem foco. Isso acontece durante atividades habituais em que é necessária pouca atenção, como tomar banho.
Quando o cérebro não está focado ou engajado em comportamentos analíticos e lógicos, a mente divaga. A RMP faz conexões espontâneas, ajudando a recuperar memórias incomuns e gerar novas ideias, soluções e sugestões criativas.
Eis algumas das razões pelas quais a RMP tende a ser ativada durante o banho, tornando o ritual de limpeza relaxante e ideal para aguçar o engenho:
- Modo zen: tomar banho pode ser uma experiência meditativa e relaxante. A água morna e os sons calmantes podem diminuir o stress e a ansiedade. Quando a ansiedade é reduzida, as nossas mentes relaxam e ficam livres para divagar, levando a novas ideias;
- Estamos sozinhos: a banheira é um dos poucos lugares onde ficamos completamente sozinhos. Sem distrações, os nossos pensamentos estão livres para divagar ininterruptamente;
- Fator físico: todos sabemos o que fazer no banho. Não precisamos de pensar em atividades repetitivas como lavar o cabelo ou depilar as pernas. Está comprovado que a atividade repetitiva aumenta a produção de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa. A dopamina faz-nos sentir bem e motivados, levando a um aumento da criatividade e da resolução de problemas;
- Aliviar a carga: a banheira é um local onde temos uma menor carga cognitiva, o esforço mental necessário para processar informações ou concluir uma tarefa. Como resultado, o cérebro muda para um estado passivo bom para realizar novas conexões e descobertas.