Só nós podemos determinar a nossa própria sexualidade, mas existem muitos termos que podem ser confusos. “Compatibilidade sexual” é um deles, podendo ser usado em muitos contextos diferentes. Mas, afinal, o que significa?
A terapeuta sexual e coach certificada Sari Cooper explica ao portal Brides.com que a expressão refere-se a parceiros com necessidades sexuais partilhadas ou semelhantes, incluindo as preferências sexuais, aquilo que os excita e a frequência desejada.
A especialista dá ainda alguns exemplos de quando isso se verifica. “Parceiros sexualmente compatíveis partilham os mesmos interesses e desinteresses eróticos, e gostam de envolver-se nas mesmas atividades sexuais”. Isto também pode incluir terem um temperamento, tolerância ou desejo similar de envolverem-se em novas experiências sexuais ou, em contraste, a preferência por uma variedade de comportamentos mais familiares.
Resumindo, se o casal está em sintonia — desfruta de atos sexuais idênticos, tem as mesmas fantasias, expectativas alinhadas de frequência e duração, e inclinações parecidas para experimentar (ou não) coisas novas — é certo que são sexualmente compatíveis.