
Foto: Pexels by Gary Barnes
Quantas vezes deu por si com ideias pesadas e pensamentos negativos que lhe surgem em loop? Daquelas que rapidamente assumem o controlo da sua mente e a levam por cenários difíceis e duros, mas que, na grande maioria das vezes, nunca chegam a acontecer. Soa-lhe familiar, não soa? A verdade é que estamos habituados a limpar o nosso computador, por exemplo, mas dificilmente paramos para pensar na necessidade de limparmos a nossa mente e de a desintoxicarmos de todo o ruído externo que nos chega diariamente.
Vivemos numa sociedade alimentada pelas notícias em catadupa, pelas redes sociais e pelos estímulos constantes e este padrão não é benéfico para o nosso cérebro. Na verdade, para evitar que a nossa mente nos arraste para os cenários que tememos, e para os pensamentos negativos que nos consomem, devemos criar hábitos bem claros e de repetição, para que a nossa atenção se foque no que realmente nos faz bem. Isto porque absorvemos todos os dias a informação que nos chega, e nem sempre o fazemos de forma criteriosa. E é essa informação que tem a capacidade de inflamar da pior maneira o nosso diálogo interior e de alimentar os pensamentos mais sombrios.
Ou seja, para afastar os pensamentos negativos, deve prestar atenção ao que alimenta a sua mente. Foque-se em coisas construtivas, que a inspirem e nutram emocionalmente. Para isso, crie uma espécie de filtro contra tudo o que possa ser destrutivo – e isto passa pelas notícias que escolhe ler ou ouvir, pelas pessoas com que se dá, pelos perfis que segue… Lembre-se que o nosso estado de espírito flutua consoante os nossos pensamentos, pelo que pensamentos negativos originam a sensação de medo, ansiedade e insegurança. Escolha, por isso, sabiamente, a forma como nutre a sua mente e verá que os resultados são transformadores.