O batom vermelho é muito mais do que apenas um produto de beleza. É uma ferramenta poderosa que pode elevar e reforçar a autoestima em vários sentidos.
Para começar, o hábito de pintar os lábios de vermelho é considerado um símbolo de feminilidade em muitas culturas, influenciando como percebemos — e os outros percebem — a nossa imagem. Além disso, tem conotações de empoderamento, desafiando estereótipos de género ou papéis sexistas.
“Algumas mulheres veem-no como uma forma de assumir o controlo sobre a própria aparência e fazer frente a expectativas pré-estabelecidas”, explica o psicólogo Ángel Luis Guillén à revista feminina espanhola “Telva”. “Escolher uma cor ousada, como esta, pode aumentar a autoestima. Destaca os traços do rosto e transmite uma sensação de força e ousadia”.
O efeito da confiança associada a usar batom vermelho pode ser benéfico para a saúde mental. “Se nos sentimos bem com a nossa aparência, é provável que abordemos situações sociais e desafios emocionais com uma atitude positiva e maior resiliência psicológica”, afirma o perito, sublinhando: “Porém, é importante lembrar que a saúde mental é um aspeto multifacetado que abrange muitas áreas da nossa vida e não se baseia apenas na aparência física”.
A verdadeira beleza vem de dentro, e o batom vermelho pode ser apenas uma maneira divertida de expressá-la.