Todos queremos ter relações melhores com as pessoas que nos são mais próximas, “seja um cônjuge ou um parceiro, um progenitor ou um membro da família, um amigo ou um colega”, explica o psicólogo Mark Travers à revista “Psychology Today”.
Porém, mesmo que estejamos dispostos a investir tempo e esforços, podemos não saber por onde começar. O especialista destaca algumas descobertas de investigações na área da Psicologia que podem ajudar a fortalecer os laços que nos ligam a entes queridos:
- Desenvolva uma relação saudável consigo mesma.
Uma relação saudável com os outros começa com uma relação saudável connosco próprios. Siga uma alimentação saudável, faça exercício regularmente e arranje tempo para colocar o chamado “self-care” em prática. - Encontre um objetivo em comum.
Assim, será mais fácil passarem tempo juntos e fazerem planos para um futuro que ambos desejam. - Valorize o seu parceiro.
O empenho e apreço são os fatores-chave para a qualidade de uma relação romântica . Procure formas de reforçar o seu (e o vosso) compromisso. - Não minimize as diferenças.
Em vez disso, respeite e honre-as.