Sentimento complexo que nos faz suspirar e nos enche das maiores alegrias, o amor também faz sofrer e não é fácil de esquecer. Ter uma história romântica e viver feliz ao lado de um parceiro é um dos sonhos de muitas pessoas, contudo nem sempre se encontra um final feliz e os relacionamentos acabam ao mesmo tempo que deixam corações partidos. É aí que se sente o desespero para arrancar do peito esse sentimento para que se possa seguir em frente com dignidade e o amor-próprio intacto.
Karyn Hall, psicóloga norte-americana, dá seis conselhos para esquecer um amor.
1 – “Aceite a importância do luto e pense sobre o que está a sofrer. Estava com aquela pessoa por um motivo e talvez tenha imaginado passar a vida com ela. Talvez esteja de luto pela perda dos planos que fazia para o futuro. Ou talvez pelos aspectos positivos do relacionamento, ainda que não tenha funcionado. Talvez esteja a deixar um relacionamento que não era saudável, mas as emoções não são lógicas e, embora saiba que precisa de se afastar, ainda ama aquela pessoa. Afastar as emoções não funciona. Aceite-as, sinta-as e deixe-as passar naturalmente”.
2 – ”Reflita sobre o relacionamento. Considere o que aprendeu, como mudou e o que poderá fazer de diferente no futuro. Estudos mostram que os corações partidos que refletem sobre o relacionamento provavelmente vão ter uma recuperação mais forte do que aqueles que não o fazem”.
3 – “Fale, mas tenha cuidado com a história que conta a si próprio e aos outros. É um final, mas não é uma perda de se ser novamente feliz (embora possa parecer assim) e não é uma rejeição de quem é. Um relacionamento que não funciona significa que algo profundo não estava, não que não seja um parceiro desejável. Portanto, ouça a sabedoria daqueles em quem confia”.
4 – “Crie distância. Tocar “a vossa música” repetidamente provavelmente aumentará a tristeza. Dê algum espaço para se curar. Se estiver sempre a pensar no assunto, envolva-se em atividades que ocupem a sua mente. Deixe de lado os lembretes do passado,pelo menos por enquanto.
5 – “Cuide de si. Seja compassivo e gentil consigo. Levará algum tempo para se sentir a 100% e está tudo bem. Cuidado com a tendência em apontar a culpa, seja a si próprio ou à outra pessoa. A culpa geralmente é inútil. Concentre-se no autocuidado e em estar perto de pessoas que apoiam. Recupere o que precisa ter na sua vida e que pode ter perdido”.
6 – “Ao sair de um relacionamento, tende a lembrar de todos os aspectos positivos do relacionamento e esquecer os negativos. A mente concentra-se no que foi perdido, não no que foi conquistado. Faça um diário ou encontre outras maneiras de lembrar de todo o relacionamento, da realidade, para não romantizá-lo e esquecer a verdade”.