Não é só pegar no telemóvel e disparar e depois as que ficarem mal, apagam-se. Há alguns truques básicos e divertidos para fotografias memoráveis, segundo Darlene Hildebrandt, fotógrafa canadiana perita em casamentos e fotografias de grupo e criadora do site https://digital-photography-school.com
1 – Descongele
Ninguém fica natural rigido que nem uma porta, mas a maioria das pessoas congela em frente a uma câmara, o qe é natural: basta que alguém olhe para nós e ficamos desconfortáveis, quanto mais a apontar uma câmara. Solução? Peça aps seus modelos para porem um pé à frente do outro (também chamado em Portugal ‘pose Caras’) ou simplesmente uma das mãos no bolso, ou para se virarem ligeiramente de lado. Se estão apoiados em alguma coisa (uma parede, um muro) peça para cruzarem os pés. Se tem um caso mesmo mesmo sério de congelamento à frente, peça para cruzar os braços. Se estão numa foto de grupo, todos podem estar numa posição diferente: dá trabalho mas fica muito mais giro.
2 – Seja rápida no gatilho
Principalmente com as crianças e os cães. Nenhuma criança(e poucos cães) é muito boa a ficar quieta e sossegada numa posição. Leve brinquedos, faça caretas, barulhos, faça-os rir e apanhe-os tudo menos quietinhos e sossegados.
3 – Leve os defeitos em consideração
Seja caridosa: se já sabe que aquela pessoa tem problemas, por exemplo, com as rugas, cuidado com a iluminação. Se tem duplo queixo, ajuda tirar-lhe a fotografia ligeiramente acima do nível dos olhos. Para quem é muito consciente do seu peso, ajuda por exemplo rodeá-la de crianças.
4 – Não queira apanhar TUDO
Se quiser meter numa só foto a praia toda, os seus sogros, os 12 miúdos e mais um amgo que apareceu, ninguém vai ficar bem. Por isso selecione os seus alvos. O seu sobrinho a brincar com o cão. Os seus sogros com o neto mais velho. O bebé da família com o seu brinquedo preferido. Mãe e filho ficam sempre bem. E lembre-se: não tem de apanhar a pessoa dos pés à cabeça. E também não tem de os ter todos sempre a olhar para si. Peça para olharem um para o outro, por exemplo.
5 – Cuidado com a luz
A melhor altura para fotografar é ao fim do dia, quando já não há aquele sol direto que põe toda a gente de olhos fechados. Se quiser mesmo tirar fotografias ao piquenique e for meio dia, procure uma sombra. Obviamente, não fotografe contra a luz mas com a luz pelas costas, iluminando o seu modelo.
6 – Vá preparada para ser a palhaça de serviço
Ponha os seus modelos à vontade: diga piadas, faça cambalhotas, conte anedotas, assobie, elogie. Se ficar muito nervosa a achar que ama aquelas pessoas mas com franqueza elas podiam fazer um esforçozinho maior, a coisa nunca vai resultar. Acima de tudo, não tenha medo de fazer figuras tristes.
7- Divirta-se
Nem tudo tem de ser perfeito. Faça algumas ‘fun photos’ no fim da sessão, só para se divertir. Agora todos de língua de fora!
8 – O truque que nunca falha
Todas as famílias têm aquele pai que não desfaz o ar sério, o avô que não abre um sorriso ou o sobrinho trombudo porque preferia ter ido para a praia. Mas não desista: há um truque que nunca falha. Peça ao grupo para se juntar todo, para se espremerem mesmo uns contra os outros. Vão desatar a rir, e quando se separarem, já descontraídos, dispare.