Como uma bola de neve que não pára de crescer, são cada vez mais as lojas disponíveis na Internet, bem como os portugueses que se rendem às facilidades do comércio electrónico (78% já compraram online!). E, se pensarmos bem, as diferenças em relação a uma loja não são assim tão grandes: depois de estar registada no site, pode ver os produtos e as suas características, colocar aqueles que escolheu no carrinho de compras virtual, pagar e, por fim, validar a aquisição, sendo que, antes desta etapa final, lhe é permitido desistir a qualquer altura ou cancelar/substituir um ou mais produtos. E a verdade é que, desde que obedeça a alguns requisitos de segurança, as vantagens são mais do que muitas:
*Poupa (imenso) tempo: basta pensar que uma visita a uma loja implica, em média, duas horas, contando com a deslocação de automóvel (e o preço da gasolina sempre a aumentar!). Agora, na Internet, e sem abandonar o conforto da sua casa, em duas horas pode aceder a dezenas de lojas e produtos sem tirar o carro da garagem.
*Liberta-se da sujeição dos horários (as lojas estão ‘abertas’ 24 horas por dia, fim-de-semana e feriados incluídos) nem à pressão de empregados solícitos em seu redor (ou à ausência deles, quando mais precisa).
*Não há limites geográficos: é possível aceder a produtos e serviços não circunscritos à sua área de residência ou país ou mesmo à União Europeia, beneficiando de uma oferta e de um leque de preços muito mais amplo.
*Pode escolher melhor: ao aceder a várias ‘lojas’ quase ao mesmo tempo tem possibilidade de fazer uma selecção mais apurada, tendo em conta a relação preço/qualidade. Como as próprias lojas online tem noção dessa concorrência, são muito mais comuns os descontos e as promoções.
*Recebe os produtos em sua casa ou mesmo no trabalho ou na estação de correios da sua área de residência.
As melhores compras online
Livros, CD’s, filmes são uma das áreas mais procuradas, ou não fosse esta a área pioneira do comércio electrónico e estão habitualmente sujeitos a bons descontos. Mas também as grandes cadeias de hipermercados disponibilizam lojas virtuais que lhe permitem evitar as grandes filas ao fim-de-semana ou as várias viagens entre o automóvel e a sua casa carregada de sacos e mais sacos. Outra área em que compensa investir é a que diz respeito a material informático, telemóveis, câmaras de filmar, máquinas fotográficas, plasmas e LCD e todo o tipo de gadgets, à venda em sites especializados (o http://www.pixmania.pt/ é apenas um deles) e com preços bastante competitivos. Para lhe facilitar a vida, pode organizar uma viagem a partir do seu computador, quer opte por um pacote turístico, como por passagens aéreas ou reservas de hotel (caso da www.netviagens.pt). Isto sem falar da aquisição de bilhetes para todo o tipo de espectáculos – podendo inclusive escolher o lugar, como sucede no site http://www.ticketline.pt/ -, mesmo para o cinema – a Lusomundo (www.lusomundo.pt) tem um sistema em que, depois de comprar o bilhete, recebe um SMS no seu telemóvel e é esse mesma mensagem que lhe dá entrada no recinto.