Hoje em dia há mais design e menos conforto?
São sinónimos. Ou seja, não faz sentido dizer que há mais de uma coisa ou de outra. Um objecto bem desenhado, que passe pelas etapas básicas do design, é um bom produto em termos ergonómicos, logo, confortável. A ideia corrente de que uma peça mais invulgar ou original é uma peça de design é uma ideia errada. Há milhões de peças invulgares absolutamente desconfortáveis. E existem peças clássicas, que as pessoas não conotam com design, que deviam ser exemplos de conforto a seguir pois são exemplos de bom design. Só que é mais fácil parecer um objecto de design do que ser um objecto confortável.
O que é um bom sofá?
É um sofá com material no seu interior. Uma ‘caixa’ forrada com pouca espuma não pode dar um bom sofá. Tem de ter uma estrutura bem pensada, com as espumas correctamente escolhidas, colocadas de acordo com as diferentes zonas do corpo. Só que tudo depende de marca para marca.
Há uma grande variedade de qualidade e densidade de espumas, o que dificulta comparações pois tudo depende do critério de cada marca. É o mesmo que tentar comparar um automóvel asiático com um alemão: têm ambos mais ou menos as mesmas peças mas os resultados finais são bem diferentes. Depois existe aquilo a que nós, na Zerodois, damos a maior importância: a alma, o desenho, a ideia, a personalidade de cada peça. Recusamos criar coisas desalmadas, sem rosto, sem expressão.
Quais os preconceitos mais correntes em relação a este tipo de mobiliário?
Há alguns muito comuns: sofás com costas baixas são desconfortáveis, sofás de pele são sempre muito bons. Lojas grandes igual a bons sofás. Marcas com nome estrangeiro igual a sofás de qualidade. Sofás com pés de metal igual a sofás de design (como se costuma dizer). Sofás mais baratos igual a bom negócio…
Um conselho a quem esteja a pensar em comprar…
Damos três. Primeiro, o de evitar cair no erro de comprar o mais barato. O que é barato deixa de o ser a partir do momento em que se tem de fazer uma reparação, mudar de tecido ou, na pior das hipóteses, ter de comprar outro. Se é muito barato, é por algum motivo. Por exemplo, a madeira é mais barata do que uma boa espuma.
Segundo: as pessoas deviam tentar comprar menos coisas, mas coisas melhores.
Terceiro, visitar a Zerodois antes de tomar uma decisão.
Contactos:
Tel. 213.972.223
www.zerodois.com
email:
zerodois@zerodois.com