Sabemos o básico: que os mares e florestas já não são o que eram. Que há espécies que já não existem. E que a reciclagem é o futuro da Terra. Mas não sabíamos que…
– O ar que respiramos pode conter mais de 900 químicos, partículas e materiais biológicos adversos à saúde.
– Um grande poluente pode ser… um bebé? Todos os dias mais 50 milhões de fraldas descartáveis são deitadas no lixo e vão durar cerca de 500 anos a decompor-se. Como já poucas mães, mesmo as mais ecológicas, aceitariam voltar às fraldas de pano, já há marcas que produzem fraldas biológicas. Faça uma visita ao site http://www.superbebbes.net/. ou à loja Pink and Blue (tel. 21 010 68 15). Também pode encontrar fraldas bio (além de muitos outros produtos) no supermercado Miosótis, em Lisboa, totalmente dedicado à venda de produtos biológicos (tel. 21 795 93 57).
– Há agressões diárias onde menos se espera: sabia que a publicidade porta-a-porta também é culpada? São precisos 100 milhões de árvores por dia para fazer ‘junk-mail’…
– Numa casa existem agora mais químicos do que num laboratório há cem anos.
– 75% das áreas piscatórias já foram totalmente espoliadas dos seus cardumes. Mas as árvores ainda estão pior: 80% das florestas mundiais já foram à vida.
– Entre desastres e atropelamentos, os carros matam mais de 40.000 pessoas por ano. De facto os burros andavam mais devagar…
– A quantidade de lixo que produzimos durante a nossa vida corresponde a 600 vezes o nosso peso na idade adulta.
– A natureza demora 3 a 6 meses a reciclar o papel. Demora 500 anos a reciclar um penso higiénico, uma toalhita, um copo de plástico. Se os Descobridores levassem taparueres nas caravelas, ainda hoje cá estavam (os taparueres, claro).
– São precisos 90l de água por dia para alimentar uma vaca. A produção de um quilo de carne consome 100.000 litros (!) de água, enquanto um quilo de cereal exige somente 1900 litros. Dá vontade de nos tornarmos vegetarianos.
– Nunca pensamos na energia como um bem, mas saiba que a União Europeia importa mais de metade da energia que consome. Por exemplo, obtém cerca de 50% do gás a partir de apenas três fontes – a Rússia, a Noruega e a Argélia.
– A âncora de um navio de cruzeiro pode destruir nos fundos marinhos a área correspondente a metade de um campo de futebol.
– Se num dia aquecer apenas a água de que realmente precisa, poupava energia suficiente para acender todos os candeeiros de rua de Portugal.
– A forma como conduzimos afecta a poluição do ar? Menos velocidade significa menos emissão de dióxido de carbono, o principal poluente do ar.
– A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.
– O óleo alimentar usado é altamente poluente: não o atire pelo cano abaixo! Já o pode entregar em vários restaurantes, e cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social. Verifique a lista dos restaurantes em
http://www.ami.org.pt/media/pdf/oleos_aderentes0608.pdf.
– Só num ano, teríamos lixo suficiente para encher uma fila de caixotes da Terra à lua. E ainda não se lembraram de o deixar por lá…
– Cada tonelada de papel reciclado salva 17 árvores.
– Nos últimos 25 anos, metade das florestas tropicais da América Central desapareceram graças à produção de carne para o mercado norte-americano.
– Alguns recipientes de plástico, inclusive biberões, contêm um aditivo que serve para endurecer o plástico e torná-lo transparente. Quando a ligação química entre essa substância e o policarbonato do plástico se quebra, mistura-se no líquido contido no recipiente. Este fenómeno é acelerado quando se aquece o plástico. A maioria das pessoas aquece comida no microondas em caixas de plástico… Ainda se está a investigar o efeito que estas substâncias têm nos humanos, mas nos animais sabe-se que podem causar vários problemas de saúde.
– Se nada se fizer para protegê-las, metade de todas as espécies da Terra vão estar extintas dentro de 100 anos.
– Os Humanos consomem 50% de toda a água potável. Todas as outras espécies têm que se contentar com a que sobra.
– Quase 80% das florestas que ainda restam ficam no terceiro mundo, e um terço fica na Rússia e no Brasil.
– O vidro pode ser reciclado quase infinitamente: centenas de vezes, mesmo milhões de vezes.
Fontes:
http://www.quercus.pt/;
http://www.comunidade-espiritual.com/;
http://www.centrovegetariano.org/;
http://www.greengc.com/;
http://www.fairfield.edu/;
http://www.gogreen.theconsortium.co.uk/;
http://www.bikeroute.com/;
http://www.digg.com/environment
Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!