Enquanto o frio, chuva e neve deixam os foliões nacionais desapontados ou confinados às suas casas, a verdade é que o Rio de Janeiro continua lindo… e quente.
Na Avenida Marquês de Sapucaí, o famosíssimo Sambódromo, domingo e segunda-feira são os dias fortes, com o desfile das escolas de samba do Grupo Especial, uma espécie de primeira liga com as escolas mais competitivas e os desfiles mais sumptuosos.
Até agora, a Unidos da Tijuca tem sido uma das mais aplaudidas pela crítica e público. Com Adriane Galisteu, grávida de 15 semanas, a desfilar como rainha da bateria, dedicou também um carro alegórico a Michael Jackson. A Beija-flor não deixou em branco as comemorações dos 50 anos da construção de Brasília, e parece ter convencido, tal como a Académicos de Salgueiro, a campeã de 2009.
Uma das grandes polémicas do desfile de domingo esteve relacionada com a rainha da bateria da escola Viradouro. O posto costuma ser assegurado por beldades sensuais e adultas mas, este ano, a estrela da Viradouro foi Julia Lira, de sete anos. A menina chorou durante o desfile, por causa do assédio dos media, e a escola foi notificada pela Comissão de Defesa da Criança e Adolescente do Rio de Janeiro.
As celebridades internacionais também marcaram presença no Sambódromo. Madonna apareceu acompanhada pelo namorado brasileiro, Jesus Luz, e a filha Lourdes Maria. A imprensa canarinha noticiou que a rainha da
pop recebeu um milhão de dólares para fazer uma aparição de um minuto no famoso espaço Brahma, onde decorrem espectáculos nos intervalos dos desfiles. A soma destina-se à Sucess for Kids, a ONG que dirige. Madonna foi ainda fotografada com os actores Gerard Butler e Rodrigo Santoro.
Paris Hilton foi a estrela de uma festa privada, patrocinada por uma marca de cerveja de quem é cara de campanha. Chegou com o namorado, Doug Reinhardt e teve direito a espaço e empregado de mesa exclusivos. O seu sensual e transparente vestido roxo de um só ombro revelava bem mais do que as esculturais formas, diz o site brasileiro R7, que noticia ainda como Paris, "embriagada, se empolgou na dança, acabando por cair na frente de todos".
O Carnaval continua esta noite no Sambódromo, com destaque para os desfiles das escolas da Mangueira, Portela, Vila Isabel, Mocidade Independente, Grande Rio e Porto da Pedra.