O fado “Já não Estar”, interpretado por Camané no documentário “José & Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, está na lista das 39 canções pré selecionadas pela Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas para o Óscar de Melhor Canção Original. Os cinco finalistas desta categoria serão anunciados a 24 de janeiro.
Com letra de Manuela de Freitas e música de José Mário Branco, o tema faz parte da banda sonora do filme que retrata dois anos na vida de José Saramago e da sua mulher, a jornalista Pilar del Río, que tem merecido as melhores críticas internacionais. Para além de Camané a banda sonora conta ainda com temas de artistas como Adriana Calcanhotto, Paco Ibañez ou Noiserv (David Santos).
“Já não estar” tem rivais de peso a competir na mesma categoria; entre os pré-selecionados estão também músicas de Sinead O’Connor, Mary J. Blige, Elton John & Lady Gaga.
“José & Pilar” figura ainda na lista dos 265 pré selecionados para a categoria de melhor filme, por preencher requisitos como ter estreado nos Estados Unidos, permanecendo, pelo menos sete, dias em exibição. Em Portugal, esteve quatro meses em exibição e levou cerca de 22 mil espectadores ao cinema.
Mais um importante marco internacional para o fado, depois de ter sido reconhecido pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.