A minha cadela está grávida. Quais os cuidados a ter na preparação da casa e com a sua alimentação?
Muitos parabéns!
Uma questão bastante pertinente a sua. Tal como nas pessoas, uma gravidez bem planeada, evita problemas na altura do parto!
O período de gestação da cadela dura em média cerca de 63 dias. Até ao 42º dia de gestação, o objectivo é manter o peso ideal da cadela. As suas necessidades energéticas permanecem estáveis e o desenvolvimento dos embriões não é muito acentuado, pelo que não é necessário proceder a qualquer alteração ou incremento energético. Continue a administrar à sua cadela o alimento habitual que lhe deverá fornecer nutrientes de elevada qualidade.
Algumas cadelas por volta das 3 semanas de gravidez podem apresentar sintomas de enjoo e falta de apetite, mas que desaparecem rapidamente numa semana. Se estes sintomas durarem mais, deve consultar o médico veterinário.
A cadela deve ser pesada regularmente. O aumento precoce de peso pode ter efeitos prejudiciais na sua saúde: a presença de gordura intramuscular pode reduzir a intensidade das contracções musculares durante o parto, o que pode conduzir a complicações.
Exercício ligeiro, como passeio à trela ajuda a manter o tónus muscular e controlar o peso.
A partir do 42º dia, o ritmo de crescimento dos cachorros altera-se! Os fetos desenvolvem-se rapidamente, o seu esqueleto (inicialmente apenas constituído por cartilagem) começa a mineralizar e solidificar, e o seu peso aumenta. As necessidades energéticas, minerais e proteicas da cadela aumentam consideravelmente, em resposta ao rápido crescimento dos cachorros e de forma a preparar o organismo para a lactação. Simultaneamente, o útero desenvolve-se e aumenta de tamanho, aumentando o espaço que ocupa no abdómen e reduzindo a capacidade digestiva da cadela. É, pois, essencial fornecer-lhe uma dieta equilibrada de alto valor nutricional e elevado teor energético.
Algumas cadelas começam a produzir leite na semana anterior ao parto – este é, normalmente, um sinal de que o nascimento está próximo. A silhueta da cadela modifica-se e, frequentemente, começa “a fazer o ninho”. Deve, portanto, estar atenta e providenciar um local calmo e resguardado que a cadela possa utilizar como maternidade. Prepare-lhe uma área confortável, afastada das zonas de maior agitação. Coloque a cama numa zona limpa, isole-a do chão com diversas camadas de jornais e forre-a com toalhas ou lençóis limpos.
Nas 3 semanas antes e depois do parto, deve evitar que a sua cadela contacte com outros cães, pois existe o risco de infecção por vírus Herpes, que pode causar aborto e morte dos cachorrinhos.
Após 28 dias de gestação pode visitar o veterinário e marcar uma ecografia para saber quantos fetos existem. Facilita muito o seu descanso, pois assim, sabe quantos cachorros são esperados! Aproveite a visita ao médico veterinario para questionar sobre a desparasitação e vacinação da mãe e cachorros.
Sozinhas, geralmente, as cadelas conseguem executar perfeitamente todo o trabalho de parto. O intervalo entre as primeiras contrações e o nascimento do primeiro cachorro pode oscilar entre alguns minutos e 3 horas. O nascimento dos cachorros acontecerá com intervalos que podem variar de apenas alguns minutos até 4 horas. Quando a cadela entrar em trabalho de parto, vigie-a de 15 em 15 minutos para se certificar que o processo está a decorrer com normalidade. Se as contrações forem infrutíferas ou se lhe parecer que o parto está a demorar demasiado tempo, contacte o seu Médico Veterinário. Se a cadela não rasgar o saco amniótico de cada cachorro, o dono deverá fazê-lo utilizando luvas. Não se preocupe se a cadela ingerir a placenta imediatamente após a sua expulsão, é um processo completamente natural e fisiológico.
É natural que agora que a sua cadela tem as crias cá fora, queira passar a maior parte do tempo com elas. Por isso nos primeiros dias, assegure que a água e alimento, adequado à raça e idade, estão por perto, para que ela não se sinta ansiosa quando se ausenta para alimentar-se.
Ficamos à espera que nos dê notícias quando os bebés nascerem!