A ACTIVA visitou a empresa Eurofrozen, que tem as suas atuais instalações produtivas e o armazém central no Feijó, no concelho de Almada.
A Eurofrozen é uma empresa de Indústria e de Comércio de Produtos Alimentares que foi constituída em 1985 (nessa altura, era denominada Salgadus) e que atua no setor dos produtos alimentares pré-confeccionados e ultracongelados, produzindo e comercializando uma gama alargada de refeições, complementos e sobremesas, como as marcas Cozinha Pronta, Cozinha Pronta Kids e Cozinha Pronta Foodservice. A empresa tem vindo a registar um crescimento sustentável no seu volume de negócios nos últimos anos, graças à forte aposta em novos produtos e novos mercados.
Com a nossa visita à fábrica, desmistificámos alguns preconceitos que poderíamos ter relativamente à comida congelada. Não existe nenhum “truque” para estas refeições. Começa-se como em qualquer receita cozinhada de forma ‘tradicional’: os ingredientes são devidamente pesados e distribuídos. Não são adicionadas corantes nem conservantes, apenas margarina que já tem essas propriedades. De acordo com os especialistas da fábrica, dá-se preferência às matérias –primas portuguesas.
Da “despensa” vai-se buscar os ingredientes para a cozinha em tamanho XL. As trabalhadoras cozinham numa grande panela e, quando está pronto, o seu conteúdo é transportado para a zona de distribuição. Os trabalhadores usam uma espécie de mangueira para repartir o conteúdo da panela por diversas porções na mesma quantidade. Esses tabuleiros seguem para o congelamento. As refeições vão quentes para o túnel de ultra congelação, para que as propriedades se mantenham nas melhores condições. A temperatura destes túneis de ultra congelação chega a atingir os 40 graus negativos.
Passadas algumas horas a comida esta preparada e segue, deste modo, para a embalagem.
A caminho da internacionalização
Em 1985 nasceu a empresa Salgadus que se dedicava à produção dos componentes de refeição. Após 22 anos, em 2007, houve uma aquisição da maioria do capital da empresa por parte dos acionistas do Grupo Hipogest e Grupo Geral de Depósitos.
Em 2008, há uma entrada de uma nova equipa de gestão e existe uma alteração da denominação social para Eurofrozen. Uma das razões que a administradora, Marta Mendes Pires, mencionou para a mudança foi o desejo de ter um nome mais internacional: “Salgadus lembrava o sal e isso poderia ser prejudicial para a nossa empresa. Queríamos também cortar com o passado e daí a mudança para EuroFrozen”, explica.
Nesse mesmo ano, iniciaram um processo de internacionalização como opção estratégica da empresa e alteraram a imagem para Cozinha Pronta. Atualmente, esta é a segunda marca de congelação em Portugal, que produz para várias cadeias de distribuição. Esta nova linha de produtos apresenta um menu variado de opções, tais como os molhos para bifes, os acompanhamentos, as refeições de carne e peixe, os salgados, os crepes, as quiches e várias sobremesas e pastelaria.
A empresa portuguesa tem trabalhado para um mercado de exportações onde se regista um grande crescimento. Na Europa, Espanha é um dos seus maiores mercados de exportações. No entanto, vendem também para fora da Europa, como para o Canadá, EUA, Angola e Brasil, sendo que este último é “uma grande aposta internacional”, explica Marta Mendes Pires. Outros dos objetivos da empresa é trabalhar no mercado asiático
A Eurofrozen vai lançar uma linha de produtos baixos em calorias – a linha Balance – em que cada prato vai ter 250/300 calorias e que irá estar disponível nos meses de Julho e Agosto. A administradora Marta Mendes Pires revelou que estão também a desenvolver pastéis de nata sem adição de açúcares para as pessoas que têm problemas de saúde e se preocupam com a linha.
Chamo-nos também a atenção o facto que nesta empresa trabalham maioritariamente mulheres. Todavia, a administradora, Marta Mendes Pires revelou “ gosto de trabalhar em equipas mistas. ”