![Dr. Joaquim Henriques.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/733079Dr.-Joaquim-Henriques.jpg)
“Tenho um Bulldog Francês, de 4 meses, mas ainda não sei com que frequência devo dar-lhe comida ou se existem doses recomendadas. Será que pode ajudar-me?”
Parabéns pelo seu amigo. Para além do carácter especial brincalhão e activo, o seu Bulldog tem uma série de características que importa salientar para que possa prevenir eventuais problemas de saúde. Aos 4 meses, e até atingir a idade adulta pelos 7-8 meses, deverá efetuar cerca de três refeições diárias. Tenha em consideração a quantidade diária recomendada pelo fabricante do alimento e divida a dose total diária recomendada em 3 porções. Escolha um alimento comercial seco adequado ao estado fisiológico e raça do seu cão. O alimento é a base de uma boa saúde, ajuda a criar e reforçar o sistema imunitário, o desenvolvimento musculo-esquelético e a manter a saúde oral. O seu cachorro vai precisar de um alimento com um conteúdo proteico adequado ao desenvolvimento da massa muscular durante o crescimento.
Sendo uma raça com propensão para alterações nas cartilagens, é importante que o alimento contenha ainda condroprotetores nas proporções certas, como a glucosamina e o sulfato de condroitina, associados a ácidos gordos Ómega 3, que têm propriedades anti-inflamatórias. No alimento comercial formulado especificamente para esta raça, existe ainda uma adaptação da forma do croquete ao formato especial da mandíbula destes cães, que ajuda a manter a higiene oral e a prevenir o mau hálito e placa bacteriana. Não se esqueça de visitar o veterinário para elaborar com ele o plano de saúde preventiva mais adequado ao seu animal. Boas férias!