O projeto chama-se Lata 65 e quer aproximar os cidadãos seniores de uma forma de arte habitualmente associada à irreverência juvenil.
Assim, um grupo de idosos ligados ao Centro Social e Paroquial de Alcântara, foi desafiado para o workshop, que decorre de 12 a 16 de novembro, onde irão aprender técnicas da arte urbana, da qual o graffiti e o stencil são as formas mais conhecidas.
Os estudantes de arte seniores vão ser ensinados por nomes conhecidos da arte urbana nacional, como Miguel Januário (mais conhecido por Mais Menos), Caos ou Kiss my Walls, Tosco (especialista em latas) e Adres (especialista em stencil). Os materiais serão cedidos pela Montana Shop & Gallery Lisboa.
Os quatro dias de aulas desta iniciativa arrojada vão culminar na pintura de um mural ao vivo, que coincide com o 9º Open Day da Lx Factory, onde se situa o Espaço Coworklisboa, e vai contar com a participação de formandos e formadores.
Esta é só a primeira de uma série de atividades que o Coworklisboa pretende desenvolver com as comunidades mais idosas, em parceria com a Freguesia de Alcântara. Como refere uma das responsáveis do festival Wool, que se associa ao evento, “quase instintivamente aceitámos este desafio proposto pelo Coworklisboa, o de demonstrar que a idade é apenas um número e que conceitos como Envelhecimento Activo e Solidariedade Intergeracional fazem a cada dia mais sentido.”