Alguns conselhos para manter a casa quente:
- Isolamento e ventilação. Podemos ter os melhores equipamentos de aquecimento mas se tivermos uma casa com janelas, portas, paredes e coberturas mal isoladas, a perda energética associada ao desperdício de consumo será sentida não só na pele como também na fatura.
- Recuperador de Calor. Se a sua casa tiver lareira, a presença de um recuperador de calor torna o seu uso mais racional: permite uma queima controlada, economizando assim a matéria-prima, e obtém uma irradiação de calor muito superior às lareiras de queima aberta. Este sistema permite não só o aquecimento da divisão onde está, como também o aquecimento de outras divisões da casa, através de tubagens que conduzem o ar aquecido.
- Sistemas móveis de aquecimento. São aconselhados para quem pretende ter uma fácil mobilidade ou para responder a uma necessidade pontual e especifica de aquecimento localizado. Existem vários equipamentos elétricos, que em termos de consumo energético são semelhantes: irradiadores a óleo, irradiadores de infravermelhos, convetores, termo ventiladores, aquecimento de halogéneo, braseiras e escalfetas ou ainda aquecedores a gás. Este tipo de aparelho obriga a uma “vigilância” constante.
- Sistemas fixos de aquecimento. Permitem o aquecimento previamente definido em determinadas áreas da habitação, através de uma instalação fixa e permanente. Há os sistemas centrais (gás ou elétricos), acumuladores de calor ou lareira elétrica.
- Ar condicionado. Para além da função de desumidificar, o ar condicionado tem a vantagem de produzir ar quente e ar frio. Ao optar por esta solução é conveniente um bom sistema de filtragem, para que não exista uma deterioração da qualidade do ar.
- Equipamentos de energias renováveis e alternativas. Existem também equipamentos que podem utilizar energias renováveis/alternativas, eletricidade ou gás, e sistemas mistos: solar térmico + biomassa, que permitem aquecer as águas sanitárias através de um painel solar. O painel solar contribui para o aquecimento da habitação através do pré-aquecimento da água, que depois circula no sistema a biomassa. Este sistema funciona com radiadores ou piso radiante, mas deve-se ter em atenção que o piso radiante não precisa de temperaturas tão elevadas como os radiadores, apresentando assim uma necessidade energética inferior para fazer o aquecimento da habitação.
Veja connosco qual a melhor solução para o correcto aquecimento do seu imóvel.
MELOM Obras, #1 Rede de Obras em Portugal.
Contactos: 707 201 201 ou melom.pt