Ao longo dos anos a dieta mediterrânica tem ganho cada vez mais adeptos. A sua popularidade vem do facto de ser um modelo alimentar saudável e do azeite ser a gordura mais utilizada. O ‘ouro líquido’ – como tantas vezes é chamado – protege-nos de doenças cardíacas, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, é rico em ácidos gordos (que promovem um sistema imunitário forte), em antioxidantes, em vitaminas A e E, aumenta o HDL (colesterol bom) e reduz o LDL (o mau).
Também a cosmética reconheceu as suas propriedades benéficas e já são muitos os produtos de beleza que o contêm. Aliás, os egípcios utilizavam o azeite na composição de sabonetes e essências, usufruindo dos seus benefícios na pele, unhas e cabelos.
Saber escolher
São vários os azeites disponíveis no mercado, e a sua qualidade depende de fatores como: a azeitona, o solo, o clima, o grau de maturação a que são sujeitos e o teor de acidez.
O azeite tolera bem temperaturas elevadas (até 220ºC), permitindo ser cozinhado de todas as formas. Uma boa opção para adicionar às sopas, ou fritar, é o azeite refinado, virgem, com acidez até 1,5%. Os que têm um grau de acidez mais elevado e frutados são ideais para intensificar o sabor de pratos típicos como as caldeiradas. Por sua vez, se o objetivo for preparar molhos, opte pelos que têm acidez até 2%. Na doçaria, e para temperar saladas, opte pelos que têm menos de 1%.
Em estado (mais) puro
Muitas das marcas também já optaram por comercializar azeite bio. Feito com recurso a métodos biológicos, não é submetido à filtração (o que lhe daria um aspeto mais límpido), e por não sofrer oxidação, preserva todos os nutrientes. E como é feito em menor quantidade, o preço também é mais elevado. Associar um design de excelência à qualidade é outra das preocupações. As garrafas têm sido renovadas e cada vez mais representam um produto gourmet, com detalhes que as diferenciam, onde os rótulos se tornam importantes imagens de marca.
Aromatizado com ervas
Reserve 500ml de azeite num frasco esterilizado. Coloque noz moscada, ramos de alecrim, tomilho e folhas de louro (ou outras a gosto). Tape e deixe repousar por uns dias. Cuidados a ter com o azeite? Simples: verifique a validade e, depois de aberto, conserve-o tapado, longe da luz.