Chama-se isolante térmico ao material ou estrutura que dificulta a dissipação de energia térmica (calor). O processo de isolamento consiste na criação de uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem as suas temperaturas (2ª lei da termodinâmica).
Existem duas zonas onde se aplica o isolamento: interiores e exteriores.
Na zona interior podemos aplicar os materiais isolantes em três áreas: no solo, nos vidros e nas áreas de correntes de ar (portas, caixas de correio, etc) que conferem grandes vantagens como optimização dos recursos energéticos e economia de energias fósseis (por reduzir ou eliminar a necessidade de climatização artificial). Na zona exterior, a área onde se aplica os materiais isolantes é essencialmente a das fundações da habitação (paredes) cujas principais vantagens são a prevenção de danos à fundação provocados pelo ciclo de congelamento e descongelamento, proteger o revestimento de impermeabilização de danos que possam surgir pela acumulação de água da chuva e reduzir o potencial de condensação em superfícies na cave.
Mas isolar toda uma habitação deve ser bastante caro não? Não necessariamente! Existem várias maneiras de isolar as diferentes divisões da sua habitação sem ter de pagar a um profissional. Por exemplo na vedação das correntes de ar o isolamento em portas, janelas e caixas de correio é muito fácil, uma vez que muito do material com que se faz este trabalho são tiras auto-adesivas e a sua aplicação apenas requer conhecimentos básicos de bricolage.
Se a sua casa tiver piso de madeira, poderá fazer o trabalho de isolamento por si próprio. Deve levantar as tábuas no piso térreo e estender isolamento de lã mineral, apoiado por uma rede, entre as vigas. Ainda mais barato e mais fácil de fazer é utilizar um produto para selar e preencher lacunas, ao longo dos rodapés e entre as tábuas.
Para quem tenha posses financeiras, a substituição de janelas normais por janelas com vidros duplos também pode ajudar a economizar dinheiro com as contas de aquecimento. Através da substituição de painéis de vidro simples por painéis de vidro duplos com uma cavidade de ar compresso, pelo meio, o calor perdido através das janelas da sua casa pode ser cortado pela metade. No entanto este trabalho deve ser efectuado por profissionais devido à elevada complexidade e delicadeza que o vidro implica.
Peça-nos uma visita e orçamento.
MELOM Obras, Rede N.º1 de Obras em Portugal.
Contactos: 707 201 201 ou melom.pt .