A Carmen, a Catarina e a Margarida, criadoras da HOME STAGING FACTORY, esclarecem-nos sobre todas as mais-valias deste conceito inovador que já está ‘a dar cartas’ em terras lusas.
Se duvida que seja possível, através da decoração, acelerar a venda e o arrendamento de imóveis, então pare para ler, e VER, alguns dos projetos mais inspiradores executados por este trio cheio de talento.
– Nasceu nos EUA durante a crise imobiliária dos anos 70. Mas o que significa, afinal, o conceito de Home Staging?
HSF: Significa literalmente “encenação da casa”. Na prática, é trabalhar a casa para que se torne mais atrativa, acolhedora, sedutora, apresentável e ´comercializável’. É potenciar os seus atributos de forma a maximizar o seu valor de mercado e rentabilidade. O objetivo é melhorá-la tornando o imóvel mais apetecível promovendo, assim, a sua venda ou arrendamento.
No fundo, Home Staging é uma ferramenta de marketing imobiliário, que utiliza técnicas de design de interiores e decoração para ”ajudar quem vende, agradando a quem compra”.
– E eis que em 2011 nasce a HOME STAGING FACTORY em Portugal…
HSF: Verdade, a Home Staging Factory nasceu em 2011 mas começou a ser concebida antes pela Margarida Diniz, que namorava o conceito desde 2008 e em 2010, juntamente com a Carmen Miranda, perceberam que andavam as duas a trilhar o mesmo caminho. A Catarina Diniz, acabou por desafia-las para avançarem com o projeto quando estava a desenvolver o plano de negócios do final do seu curso de empreendedorismo. Hoje, a missão da Home Staging Factory é transformar imóveis desinteressantes, descaracterizados e pouco apelativos em casas sedutoras, acolhedoras e que apaixonam!
– Foram as pioneiras em ‘trazer’ o Home Staging para o nosso País?
HSF: Na verdade quando iniciámos o projeto, o ‘home stagin’ ainda não existia em Portugal. E continua a ser um conceito novo, vai demorar alguns anos até ser percebido como uma mais-valia. O mercado ainda tem pouca maturidade no que se refere à apresentação dos imóveis e as casas que estão para venda ou arrendamento são mal apresentadas e pouco cuidadas. O imóvel ainda não é visto como um produto e não é trabalhado no sentido de agradar ao mercado. A Home Staging Factory partiu deste conceito mas tem vindo a adaptá-lo a outro segmento: do arrendamento turístico, onde a ‘encenação’ é trabalhada para proporcionar uma experiência a quem passa uns dias na casa.
– De que forma se diferenciam entre os vossos pares?
HSF: Pelos resultados conseguidos. As casas que passam pelas nossas mãos têm superado as expectativas dos clientes – arrendam-se rapidamente e por um valor superior. Após a nossa intervenção, conseguimos aumentar substancialmente a taxa de ocupação dos apartamentos, a taxa de conversão de pedidos para reservas e o valor da diária. Aliás, acrescentámos o nome ‘Factory’, por traduzir a área da produção, a integração dos serviços e o posicionamento de baixo custo quando comparado com os valores tradicionais do mercado da decoração.
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Leia a entrevista na íntegra e veja mais imagens dos projectos da Home Staging Factory.