A questão que vem a seguir é igualmente pertinente. E agora? Como vai ser? Qual a melhor forma de captar a atenção do entrevistador em apenas 45 minutos de conversa?
Pois bem, num mercado cada vez mais competitivo e onde não raras vezes a procura por projectos excede a oferta, a exigência de uma entrevista é cada vez maior e exige indubitavelmente uma preparação prévia que começa dias antes da data agendada.
Comece, assim, por analisar com detalhe o seu CV, para ter presente de forma cronológica toda a sua experiência académica e profissional, bem como informação adicional relevante sobre as mesmas como estruturas de reporting, principais responsabilidades assumidas, competências específicas e motivos de saída de cada uma das empresas. Não descure também o lado pessoal e as cada vez mais faladas soft skills e faça igualmente uma «Análise Swot» à sua pessoa, tentando ter bem mapeados os seus pontos fortes e menos fortes, bem como oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Pesquise também dados relevantes sobre a empresa onde vai, tente conhecer melhor o sector de actividade, os produtos/serviços, os mercados alvo, os concorrentes, mas também estrutura da empresa, últimas notícias, áreas de investimento e todos os dados que façam com que o seu entrevistador perceba que investiu, de facto, nesta entrevista, que é uma pessoa dinâmica e proactiva e acima de tudo que quer agarrar esta oportunidade. Além da empresa, seria igualmente importante que se socorresse das várias ferramentas ao seu alcance (como p.e o LINKEDIN) para “conhecer” também quem é a pessoa que o vai entrevistar.
Findo este trabalho preparatório irá seguramente para a sua entrevista mais confiante e na certeza de que a mesma tem tudo para correr pelo melhor.
Deixe a entrevista decorrer com naturalidade e garanta acima de tudo capacidade de escuta activa e uma postura ponderada e assertiva a cada resposta dada. Espere que seja o entrevistador a finalizar a entrevista e aproveite igualmente para sistematizar os pontos fulcrais da entrevista, bem como estabelecer um plano de acção para futuros contactos e questionar face a pontos de melhoria em próximas entrevistas.
Se no final do processo, a resposta for positiva e lhe for apresentada uma proposta…PARABÉNS! Objectivo conseguido! No entanto esta é fase de ponderar e acima de tudo de ter as suas motivações bem delineadas e expectativas alinhadas, para que a relação profissional se inicie de forma saudável, pautada pela transparência e confiança mútua.
Se efectivamente a escolha não recaiu sobre si não se dê como derrotado e acima de tudo vá mantendo um contacto próximo e recorrente com o entrevistador e a empresa, pois desta forma e numa primeira oportunidade este irá seguramente ter o seu perfil em mente ou quem sabe até referenciá-lo na sua rede de contactos.
O que devemos ter sempre presente é que o sucesso de uma entrevista não é feito nos 30 minutos em que a mesma decorre mas sim na preparação que a antecede e na forma como depois da mesma sabemos tirar partido daquela oportunidade.