Se há uma máxima das nossas vidas digitais, podia muito bem ser esta: o utilizador volta sempre ao Facebook.
Alguns dizem já ter feito uma “pausa”. Outros chegaram mesmo ao ponto de apagar a aplicação do telemóvel ou desativar (temporariamente) a sua conta. Mas, apenas 1 em cada 10 utilizadores desta rede social consegue, efetivamente, sair do Facebook.
Um estudo feito pela Universidade de Cornell pode ajudar a explicar o porquê de ser tão difícil sair do Facebook. Em junho de 2014, os investigadores começaram uma campanha online chamada 99 Dias de Liberdade (“99 Days of Freedom”). A campanha ganhou rapidamente a atenção de vários sites de notícias, incluindo em Portugal. O jornal online do “i” e a revista Sábado falaram desta iniciativa.
Os interessados podiam colocar o logo do projeto como foto de perfil da sua conta e desligar-se, voluntariamente, do Facebook por 99 dias. Neste caso, a força de vontade dita o sucesso de cada pessoa, tendo em conta que o acesso ao Facebook por parte dos utilizadores participantes não foi nunca bloqueado. Quando o estudo foi publicado, no começo de dezembro, mais de 40,000 pessoas fizeram a promessa de não se ligar ao Facebook. Mas quantas é que conseguiram?
Naturalmente, algumas pessoas não conseguiram cumprir com a sua promessa. Portanto, os investigadores enviaram formulários para os voluntários nos 33º, 66º, 99º dias, para perceber a razão pela qual estes tinham acedido às suas contas.
Depois de uma análise de resultados, chegou-se a 4 razões que explicam o porquê de ser tão difícil sair do Facebook.
1. O utilizador pensa que o Facebook é viciante.
Está tudo ligado ao modo como vê a rede social. Os inquiridos que acreditavam que o Facebook era viciante, mais dificilmente cumpriam a promessa. Parte do problema é o facto de o Facebook surgir como um hábito. Por outras palavras, muitos acediam à rede social quase sem se dar conta, por instinto, como um ato irreflectivo. Um participante conta “Nos primeiros 10 dias, assim que eu abria uma página no meu browser, os meus dedos iam automaticamente para o «F»”.
2. Importância de quem nos vê.
O estudo revela que, quem usa o Facebook para afetar o modo como os outros pensam deles era mais provável de voltar ao Facebook antes dos 99 dias terminarem.
Ao contrário, aqueles que acreditavam que a sua atividade estava a ser monitorizada pelos cientistas obtinham melhores resultados.
3. Está de mau humor.
Quem afirmou estar de bom humor tinha uma tendência mais baixa para romper com a sua promessa. Esta razão é particularmente interessante porque, uma outra pesquisa concluiu que o Facebook pode deixar os utilizadores com mau humor.
4. O Facebook (não) é o seu mais que tudo.
Quem tinha outras redes sociais para visitar, tinha mais facilidade em se afastar do Facebook.
De acordo com os cientistas, o projeto fez com que algumas pessoas refletissem sobre o papel das redes sociais nas suas vidas. Apesar de muitos não terem cumprido a sua promessa, alguns desinstalaram a aplicação do seu telemóvel ou diminuiram o tempo que passam a utilizar o Facebook.
O estudo conclui que limitar o acesso ao Facebook ou designar uma altura do dia para se desligar completamente da rede social, pode ter algum impacto positivo na qualidade de vida e nos níveis de stress de cada um de nós.
Mesmo assim, todos gostam de um bom desafio. Porém, a pergunta mantém-se: acha que era capaz de não usar o Facebook durante 99 dias? Faça o teste aqui por si mesmo.