- Aposte na planta da sua cozinha. Se a remodelação da sua cozinha envolve mais que pinturas de armários e alteração de bancadas, não tente poupar não contratando um profissional da área para desenhar a nova planta. Ao contratar um arquitecto ou engenheiro estará a reduzir, a longo prazo, o risco de erros dispendiosos.
- Compre antes de iniciar a renovação. Depois de escolher o profissional com quem vai trabalhar, e projectarem todas as modificações que deseja fazer na cozinha, escolha, compre e tenha no local tudo antes das obras começarem. Um das razões pelas quais um orçamento foge muitas vezes ao estipulado, está relacionado com a escolha tardia de materiais e equipamentos por parte do proprietário. Se tudo estiver no local aquando do início das obras, evitam-se questões como a ruptura de stock ou o atraso nas entregas de equipamentos e, consequentemente o acrescimento do orçamento.
- Pinte os seus armários de branco. Se tem armários na sua cozinha que ainda estão em bom estado, então considere mantê-los ao invés de os renovar por inteiro. Dê um novo e fresco look aos seus armários de cozinha, apenas utilizando uma lata de tinta branca. Lave-os, aplique um bom primer e, opte por uma tinta branca com algum brilho. Se adicionar novos equipamentos à sua cozinha, a nova cor será ainda mais realçada.
- Mantenha a canalização no mesmo lugar. Este é mais um motivo pelo qual deve trabalhar com um arquitecto na renovação da sua cozinha. Alterar de lugar loiças e electrodomésticos como o lavatório, fogão a gás ou máquina de lavar a loiça, sem entrar em linha de conta com a canalização existente, pode encarecer tremendamente o seu orçamento. Projecte essas mudanças com o seu arquitecto respeitando a canalização e tubagens existentes. Poupará imenso dinheiro e tempo.
- Não gaste demasiado no pavimento. Se tem chão de madeira na sua cozinha e, não está propriamente entusiasmada com ele, não o arranque. Aposte antes num novo acabamento. No caso de ter um pavimento de cerâmica ou vinil, uma boa opção para substitui-lo é o pavimento flutuante de cortiça. Os pavimentos de cortiça para além de uma aposta mais barata são mais confortáveis para andar e menos maleáveis.
- Aposte na Luz. Uma excelente forma de reavivar um espaço é trazer-lhe luz, quer seja de origem natural ou artificial. E, se o espaço a renovar for a cozinha este princípio torna-se chave. Concentre a iluminação em especial nas áreas onde irá cozinhar, com candeeiros de tecto que utilizem lâmpadas fortes e brilhantes. Um extra que fará toda a diferença no design e, nem tanto no orçamento, é a aplicação de luz na parte inferior dos armários, junto à bancada. Conseguirá um ambiente mais intimista e acolhedor.
- Já que pagou, utilize. Não deixe de utilizar as sobras que restam do material que comprou. Em média é deitado fora 5% a 15% de material ainda com potencial de uso. Seja consciente e, utilize esse material de forma criativa. Por exemplo, se renovar a bancada da sua cozinha com novo mármore ou granito, com o material remanescente faça uma tábua de cozinha para cortar os legumes e a carne. Recicle de forma inteligente.
MELOM Obras, Rede N.º1 de Obras em Portugal.
Contactos: 707 201 201 ou melom.pt