Guia antinódoas:
Há uma nódoa típica de todas as mulheres que gostam de maquilhagem: as manchas de base nas golas. Como retirar?
Use álcool etílico e um pano limpo para remover a nódoa. Em tecidos brancos, faça uma pré-lavagem com bicarbonato de sódio e limão. Para tirar manchas de batom, remova primeiro o excesso com miolo de pão, que funciona como uma borracha natural, e depois lave normalmente. O limão é fantástico para remover nódoas difíceis de gordura: misture com umas gotas de essência de terebentina, aplique sobre a nódoa, deixe 5 minutos e lave. Uma receita muito antiga para limpar rendas é deixá-las de molho em água de cozer arroz morna e depois secá-las à sombra.
Do pé para a mão
Sabe que pode engraxar os sapatos… com uma banana? Primeiro a parte boa: come a banana. Depois aproveita a casca para limpar os sapatos. Se forem de verniz, pode usar leite, óleo de linhaça, ou glicerina para os limpar. Para manter bonitas as botas de camurça, use um pano macio e levemente húmido ao de leve, e depois escove com uma escova macia. Quanto aos ténis, não os meta na máquina: lave-os em água morna, esfregue-os com uma escova macia e sabão azul e branco, passe por água e deixe secar ao ar, apoiados contra a parede.
3 truques para a tábua
Pode fazer um aroma caseiro para deitar no ferro: num tacho em lume brando, aqueça, sem deixar ferver, 8 colheres de sopa de vodka e 10 gotas de óleo de lavanda. Junte à água destilada do seu ferro e está feito! Para limpar a base do ferro, use uma mistura de bicarbonato de sódio com sal grosso e limão e raspe até a sujidade sair. Para desvincar calças, passe primeiro uma pedra de gelo.
Secar é uma seca?
Proteja-se daquelas horas de desespero a tentar passar camisas enrugadas, ponha-as logo a secar em cabides ao ar livre. Ficam mais direitas e esticadas. (pode fazer o mesmo com vestidos). Se usar molas nas camisas, nunca as prenda pelos colarinhos ou punhos, mas pelo meio da camisa, abotoada, ou no final, nas costuras, ponta a ponta. Se não quer que as camisolas ou peças mais finas fiquem com as marcas das molas, passe-lhes um par de collants velhos pelo interior das mangas e prenda-os em cada ponta. Nas t-shirts, se puder não use molas: estendas-as pelo meio, esticadas e direitas. Pendure calças, calções, jeans, etc., pelo cós ou cintura, e pelo avesso.
Para secar camisolas de lã, torça-as levemente numa toalha, para retirar o excesso de água. Ah, ao retirar a roupa do estendal não destrua todo este trabalho, amachucando-a!