
DR
O conceito de 2011 é tornado prático todos os anos. Fernanda Velez, autora do Blog da Carlota surpreende todos os anos com as suas escolhas de roupa, brinquedos e artigos vários nos segmentos de lifestyle, woman e kids style. Aquilo que era apenas o seu “trabalho” como mãe de fazer opções para os visuais diários para as filhas Carlota e Carminho começou a ter inúmeros fãs. Havia sempre alguém a perguntar onde tinha comprado aquele fofo com peitilho. “Eu via o sucesso que o blogue tinha e decidi torná-lo num espaço físico”, afirma garantindo, contudo, que apesar de ter sido o primeiro mercadito na área em Portugal, nada disto foi pensado. Escolhia as suas peças da sua preferência, numa tentativa de “fugir” à oferta das grandes superfícies. “Gosto daquele estilo mais tradicional. Acho que temos de aproveitar esse momento para os vestir à bebé e não como ‘homenzinhos’. Conhecia algumas marcas que estavam muito localizadas e outras que só existiam online”, numa tentativa de trazer o online para o espaço físico.
À parte das vendas de produtos, os mais novos não ficaram esquecidos: houve pinturas faciais, ofertas de livros de pinturas, espetáculos de fantoches, magia e animação a cargo das princesas Disney.
“Um sucesso”. É assim, em apenas duas palavras, que Fernanda Velez define mais uma edição do Mercadito da Carlota com a promessa de um Stock-Off de Verão em data a anunciar.

DR
Mas, afinal, que vantagens há neste mercadito?
Para saber os pontos fortes deste tipo de espaços nada melhor a quem, no dia-a-dia, tem de fazer essas opções: as mães e as avós. Ana Garcia Martins, blogger na plataforma A Pipoca Mais Doce, dispensa apresentações. Mãe de Mateus, de cinco anos, prepara-se para uma “segunda viagem”, desta vez com “uma menina à vista”. Fã deste tipo de iniciativas, falou-nos dos seus hábitos de compra. “Acho que se encontra uma diversidade na oferta que habitualmente não há nas lojas. Aqui há diversidade de marcas, a grande maioria são nacionais – e eu também priveligio isso -, mas é sobretudo pelo fator de diferenciação. Conseguimos peças mais originais”, declara.
E parece não ser esta a única vantagem, já que na sua opinião “o facto de estar tudo concentrado num só sítio também facilita muito a vida”. Na sua opinião, as peças devem ter “o tal fator de diferenciação, de originalidade, boa qualidade e marcas portuguesas com preços acessíveis. E acho que aqui se consegue encontrar muitíssima oferta”.

DR
Um “fenómeno”
Espontânea, para Bibá Pitta, é amiga de Fernanda Velez e fã de tudo o que envolve a vida de bebés e crianças, o Mercadito da Carlota é “um fenómeno, que junta aqui uma série de marcas e soluções que as pessoas andam à procura, chegam aqui e têm um bocadinho de tudo”, o que resulta numa clara poupança de tempo. Garante não trazer wishlist, mas vem atenta a tudo o que possa interessar a si, à filha, Maria, e ao neto Duarte, de dois anos.
Confessa ser uma especialista em tudo o que diz respeito aos processos de secagem e lavagem de roupas dos mais novos. Por esse motivo, quando o neto nasceu tinha peças guardadas dos cinco filhos, separadas por rapazes e raparigas, das quais garante terem sido aproveitadas 90% das peças.