Esqueça todas as lágrimas derramadas ao encarar a dura realidade de que nunca terá a sua casa de sonho. Com aquela decoração. E àquele preço. Reduzido, é claro.
Falámos com especialistas em decoração da Conforama que confessaram quais são as três peças-chave que vão tornar a sua casa digna de sucessivas partilhas no Instagram. O segredo para o conseguir está ao alcance da sua mão. Isso mesmo. Tire fotografias às peças que lhe agradam. Aquelas que ficam na loja e não consegue esquecer. Parece ser esse o primeiro passo para uma missão de sucesso. Captadas as imagens, é tempo de juntá-las e compreender quais os elos de ligação entre elas. “Por exemplo, podemos ter uma cadeira que não funcione muito bem com a mesa, mas o aparador pode fazer ligação com os dois. Ou termos um sofá que não ‘liga’ muito bem com os cadeirões, mas de repente o tapete já consegue fazer essa ligação”, explica Paulo Piteira, embaixador da Conforama em Portugal.
Um sofá confortável é o primeiro item a adquirir. E isso em tudo depende, é claro, dos utilizadores. Mais jovens, mais velhos, para passar pouco tempo ou para ver as flores crescer da janela. O poder de decisão é seu. As outras duas peças-chaves são o match perfeito: tapete e cortinados. “No inverno queremos ter um bom tapete para pôr os pés quentes no chão e um cortinado para ajudar a criar aquela ambiente, que deixe passar a luz, que permita ver quando chove.” E há lá visão mais poética do que esta para o inverno, digna de converter o ‘rei’ dos veranistas?
“A renovação do mobiliário e da decoração da casa é um fator essencial que contribui para o nosso bem-estar e nos faz sentir bem e relaxados em casa. Com mudanças de estilo de decoração e dos elementos de mobiliário conseguimos não só dar um ar fresco à nossa casa, mas também adaptá-la às diferentes etapas e divisões e evoluir com o espaço.” afirma Paulo Piteira. E acrescenta: “Para esta estação, as tonalidades em voga são o rosa, os metalizados, o cobre e o ouro, assim como o verde selva. E quanto a tendências destacam-se o ‘Urban Kitchen’, espaços com linhas muito puras, com madeiras naturais e tons cinzentos e o ‘Jungle Fever’, baseado em elementos vegetais para recriar a voluptuosidade da natureza”.
Portugueses elegem a sala para passar o inverno
A Conforama realizou um estudo sobre os hábitos dos portugueses e concluiu que os portugueses são verdadeiramente caseiros: 80% prefere passar mais tempo em casa a ver televisão, a ler ou a cozinhar. Cerca de 45% admitiu que o seu ritual após chegar a casa é mudar de roupa e vestir algo confortável como o pijama ou o fato de treino.
“O estudo dá a conhecer a importância que os portugueses dão à sua casa e o poder passar tempo de qualidade na mesma”, afirma David Almeida, diretor-geral Conforama Ibéria. “Com a campanha #ModoCasaOn queremos demostrar o papel fundamental que o adaptar e decorar a nossa casa tem no nosso estado de espirito e no nosso bem-estar, no geral”, conclui.
Para a marca, o responsável mantém o desejo de “continuar a modernizar a marca, cada vez mais jovem, mais lifetyle, aproximando-nos das necessidades dos clientes e dos consumidores na Península Ibérica, onde tem 46 lojas. Queremos passar a ter 60 a 70 lojas nos próximos três, quatro anos”.