Diz que dorme pouco e sonha muito. Ao ver a rapidez e a fluidez com que o Chef Rui Rebelo, responsável pelo restaurante Oficina do Duque, fala sobre o seu novo espaço, é fácil compreender isso. E também se torna óbvio que a proximidade com as pessoas é algo que o move na sua forma de estar na vida. Por isso, quando lhe perguntámos sobre a essência deste novo espaço, batizado Oficina Craft Snackery, a sua resposta foi pronta: “Quero estar mais ao pé dos clientes. Fazer um restaurante de bairro, no bairro onde eu cresci. É onde respiro melhor. Chego aqui, dá para conversar, há toda uma predisposição de bem-estar, ainda é um laboratório e sala de pesquisa, onde dá para recriar receitas, obrigar-me a ir aos livros.” Além disso, o conceito é desafiante: deixar os talheres no armário. Tudo é para ser comido à mão, enquanto saboreia um craft cocktail, um vinho biológico ou uma cerveja, com destaque para a artesanal de fabrico próprio do chef.

“Aqui vamos experimentar, desafiar. Os clientes são quase cobaias porque ainda temos tempo para conviver.” E o mote é estar à vontade: “Quem vier beber um café pode beber, quem quiser beber um cocktail, está à vontade e quem quiser beber 10 cocktails, por favor venha. Se houver mesa, senta-se.” Tão simples quanto isso.

Mas nem só de beber vive este espaço. Na carta, destacam-se os croquetes de lulas com tinta de choco, pipocas com foie, pernas de frango em tempura da Índia, tiras de barriga de porco crocantes, sandes de rabo-de-boi, a couve flor – um prato vegerariano que é a exceção à regra no uso de talheres pois, como explica Rui, vem com uma faca de carne de hambúrger -, pipocas com pó de queijo parmesão, torricado de sashimi de sarrajão e kimchi de legumes.

E que o tom ‘informal’ do Craft não gere confusões, principalmente junto de quem conhece o primeiro projeto de Rui. “Nós aqui temos uma comida tão cuidada no mínimo como na Oficina. Respeitamos tanto a tapa como a refeição. Por exemplo, as pernas de frango são marinadas 12 horas e cozidas a 64 graus durante mais de uma hora. No caso do rabo-de-boi, um dos nossos bestsellers, não é um subproduto, é um produto com a mesma qualidade do da Oficina, apenas apresentado de forma diferente. Não tenho menos exigência aqui do que lá em cima.”, faz questão de realçar o chef, que se insurge também contra o discurso politicamente correto de valorizar o que é nosso só porque sim. “Faço questão de privilegiar os bons produtores, sejam nacionais ou não. Para mim há bom e mau, não há o português, o francês, o italiano. Que prefiro português, sem dúvida, mas entre uma coisa má portuguesa e boa estrageira, não tenho duvidas – escolho a estrangeira.”

A qualidade é a mesma da Oficina do Duque, mas aqui o espírito é diferente. “Estou a redescobrir o prazer de cozinhar e de improvisar.” Porque o chef da Oficina do Duque não tem pudor em contar que é “corrido” da sua própria cozinha. “No outro dia coloquei uma tábua na bancada para começar a picar uma romã, o telefone tocou e fui atender, e não é que, quando voltei, tinha tudo limpo e as romãs arrumadinhas – estilo ‘baza, estás aqui a destabilizar’? Quando a minha equipa me vê a entrar na cozinha, espalham coisas na bancada para eu não parar muito por ali. Estilo ‘não inventes’”.

Por agora, explora à vontade no Craft Snackery, que vai além de um sítio para comer e beber e assume o nome na totalidade: ceramistas a vender as suas peças, música ao vivo, com a janela aberta, hip-hop ao vivo com vinho do Porto, pequenos workshops de técnicas de tecelagem são algumas das atividades que vão nascer ali. “Queremos ter atividades que pareçam ridículas porque a ideia é viver o ‘craft’. Tenho uma premissa na Oficina que é ‘o ordinário é extraordinário’ e é este princípio que eu quero continuar a passar: nem tudo precisa de ser caro para ter valor.”

Em abril, vai haver também pequeno-almoço. Mas atenção, que o chef não vai em modas. Quando se pergunta o que vamos encontrar, responde com apenas uma certeza: “Não vamos ter pera-abacate.”  O motivo? “É uma embirração contra a padronização do sistema. São duas palavras que me fazem comichão. Para mim um pequeno almoço é pão caseiro, sumo de laranja e espumante.”

Para já, pode passar por lá a partir das 17h30 e conhecer este novo filho do mentor da Oficina, que nos faz lembrar as velhas tascas de Lisboa, com um ambiente descontraído de portas abertas para a rua. E de segunda a sexta-feira, até às 19h30, qualquer pessoa pode desfrutar da oferta de uma craft beer da casa, a cerveja Extraordinária, na compra de duas.

A Oficina Craft Snackery Duque fica na típica Rua do Duque, 31, e está aberta todos os dias, das 17h30 à meia noite.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

Matérias-primas: quatro portugueses entre os 47 projetos estratégicos da UE

Matérias-primas: quatro portugueses entre os 47 projetos estratégicos da UE

Especial livro de jogos VISÃO Júnior

Especial livro de jogos VISÃO Júnior

Comissão Europeia aplica multas milionárias à Apple e Meta

Comissão Europeia aplica multas milionárias à Apple e Meta

Desfile de elegância e ousadia na semi-final dos “International Emmy Awards” em Portugal

Desfile de elegância e ousadia na semi-final dos “International Emmy Awards” em Portugal

Moda: Mensagem Recebida

Moda: Mensagem Recebida

Exposição em Paris: ‘Lisboa não sejas francesa’

Exposição em Paris: ‘Lisboa não sejas francesa’

Fármaco para atrasar défice cognitivo em doentes com Alzheimer com luz verde na UE mas

Fármaco para atrasar défice cognitivo em doentes com Alzheimer com luz verde na UE mas "sob condições restritas"

Hyundai Inster: novo elétrico 'compacto por fora e grande por dentro'

Hyundai Inster: novo elétrico 'compacto por fora e grande por dentro'

Refeições de astronauta custam 23 mil euros por dia. Por isso a Europa quer produzir bifes e batatas no Espaço

Refeições de astronauta custam 23 mil euros por dia. Por isso a Europa quer produzir bifes e batatas no Espaço

Tarifar, retaliar, tarifar... A história (muito antiga) das guerras comerciais

Tarifar, retaliar, tarifar... A história (muito antiga) das guerras comerciais

Reis Felipe e Letizia na entrega do prémio Cervantes

Reis Felipe e Letizia na entrega do prémio Cervantes

Zanele Muholi: A retratar corpos oprimidos desde 2000

Zanele Muholi: A retratar corpos oprimidos desde 2000

Evento de beleza reúne rostos conhecidos em Lisboa

Evento de beleza reúne rostos conhecidos em Lisboa

Luísa Sobral dá longos passeios no final da gravidez

Luísa Sobral dá longos passeios no final da gravidez

Como reconhecer um mentiroso

Como reconhecer um mentiroso

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Um olhar incontornável ao papel das comunidades

Um olhar incontornável ao papel das comunidades

Dona do ChatGPT quer comprar o Google Chrome

Dona do ChatGPT quer comprar o Google Chrome

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

CARAS Decoração: as novas peças desenhadas pelos irmãos Bouroullec para a Vitra

CARAS Decoração: as novas peças desenhadas pelos irmãos Bouroullec para a Vitra

Entrevista a Gil Brito, vencedor de 'Got Talent Portugal'

Entrevista a Gil Brito, vencedor de 'Got Talent Portugal'

Liberdade, sempre: 31 ideias para celebrar Abril

Liberdade, sempre: 31 ideias para celebrar Abril

Intel prepara-se para despedir 20% dos trabalhadores

Intel prepara-se para despedir 20% dos trabalhadores

Milhares de pessoas no Vaticano para o funeral do Papa Francisco

Milhares de pessoas no Vaticano para o funeral do Papa Francisco

Um Pedro no fim do mundo? O mistério do próximo Papa e a sombra de Nostradamus

Um Pedro no fim do mundo? O mistério do próximo Papa e a sombra de Nostradamus

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1677

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1677

A desenhar é que a gente se entende

A desenhar é que a gente se entende

Ana Jotta - Arte que imita a vida que imita a arte

Ana Jotta - Arte que imita a vida que imita a arte

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

A revolução dos robots em Portugal. A reportagem que valeu à VISÃO Saúde Prémio de Jornalismo

A revolução dos robots em Portugal. A reportagem que valeu à VISÃO Saúde Prémio de Jornalismo

Caras conhecidas à procura de um verão com estilo

Caras conhecidas à procura de um verão com estilo

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Olga Roriz - Há 30 anos a marcar a dança contemporânea

Olga Roriz - Há 30 anos a marcar a dança contemporânea

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

CARAS Decoração: Cromática, uma coleção desenhada por Pedro Almodóvar

Niu KQi 100P em teste: Sofisticação a bom preço

Niu KQi 100P em teste: Sofisticação a bom preço

VOLT Live: o novo site com (quase) tudo sobre mobilidade elétrica

VOLT Live: o novo site com (quase) tudo sobre mobilidade elétrica

Reportagem da VISÃO Saúde sobre evolução da Cirurgia Robótica em Portugal vence Prémio de Jornalismo

Reportagem da VISÃO Saúde sobre evolução da Cirurgia Robótica em Portugal vence Prémio de Jornalismo

CARAS Decoração: a obra de Calatrava numa edição de arte limitada

CARAS Decoração: a obra de Calatrava numa edição de arte limitada

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Clima, risco, banca e crédito: o preço da (in)sustentabilidade

Clima, risco, banca e crédito: o preço da (in)sustentabilidade

Miguel Castro Freitas assume direção criativa da Mugler

Miguel Castro Freitas assume direção criativa da Mugler