O cenário de pandemia obrigou-nos a repensar os conceitos de interação e socialização. Numa altura em que distanciamento social e quarentena voluntária são as palavras de ordem, muitos viram-se para o digital para ocupar o tempo – e nenhuma aplicação tem dado tanto que falar quanto a Houseparty.
Popular entre os jovens estadunidenses em 2017, esta app fez um regresso triunfal nas últimas semanas, dadas as circunstâncias que muitos países atravessam. E Portugal não é exceção.
Como funciona?
A Houseparty permite fazer chamadas de vídeo em grupo para um total de até 8 pessoas. Mas também tem outras opções que a tornam apelativa para comunicar de forma informal, nomeadamente o distanciamento das ferramentas mais profissionais usadas em reuniões remotas (e necessárias nos dias de teletrabalho), como o Skype, o Zoom ou o Slack.
Depois de completar o registo gratuito e de convidar os seus amigos para fazerem o mesmo, encontrará um interface simples para operar o microfone, alterar entre as câmaras frontal e traseira e gerir as “salas”, ou seja, as conversas de grupo.
Fator diferencial
Quando estiver instalado nesta “casa” e a descontrair na “sala”, pode encontrar atividades divertidas ao clicar nos pequenos dados localizados no canto superior direito do ecrã. O botão dá acesso a quatro jogos: “Heads Up!” (Quem é Quem), “Trivia” (testes de cultura geral), “Quick Draw” (Pictionary) e “Chips and Guac” (um jogo de associação de palavras), que pode partilhar com os participantes de qualquer chamada.
Resumindo: além de ocupar o tempo, a melhor coisa da Houseparty é que permite quebrar um pouco a distância que a responsabilidade social nos tem exigido nos últimos dias.
A aplicação é gratuita e está disponível para iOS, Android, macOS e Chrome.