Escolas encerradas. Discotecas encerradas. Vários espaços públicos com lotação reduzida a um terço. Estas são apenas algumas das medidas de contenção para o combate à pandemia do COVID-19 anunciadas por António Costa na noite de 12 de março.
Perante a nova realidade da sociedade Portuguesa (e em todo o mundo), a maioria das famílias decidiu colocar-se am auto-quarentena; um período de isolamento com a duração mínima de 14 dias. Para quem tem filhos pequenos, acresce o peso da responsabilidade de lhes explicar a situação, bem como de mantê-los entretidos numa altura em que não podem desfrutar da socialização tal como a conhecem.
Com isto em mente, deixamos 5 sugestões criativas para manter toda a família entretida. Conheça-as, abaixo.
1. Fazer Ioga
Estamos a viver momentos de grande stress. Independentemente de quão familiarizado está com a prática neste momento, é uma boa altura para explorar os seus benefícios tranquilizantes. E por que não fazê-lo em família? Toda a gente, das crianças aos idosos, pode participar – e sem custos.
Existem vários bons tutoriais de ioga disponíveis online, começando pelo YouTube. Sugerimos o canal Yoga With Adriene, que conta com uma vasta biblioteca de vídeos, incluindo séries de exercícios para iniciantes.
2. Meditar
A meditação ocupa bem o tempo enquanto ajuda a gerir o stress. Existem várias aplicações especializadas, sendo que uma das mais populares é o Headspace. Esta app funciona como uma espécie de guia diário para o mindfulness e conta centenas de cursos, desde gerir a ansiedade, passando pelo sono de qualidade, à produtividade, exercício e saúde física.
O Headspace tem períodos experimentais gratuitos de sete dias e 14 dias, e está disponível para Android e iOS.
3. Revirar o Baú
Antes dos smartphones, tudo parecia ser muito mais simples e eles vieram, inevitavelmente, alterar a forma como partilhamos memórias. Lembra-se álbuns de fotografias? E das cassetes VHS? Embora sejam considerados ultrapassados, estes objetos podem vir a dar muito jeito durante o período de isolamento social.
Passe tempo de qualidade em família a ver fotografias e vídeos antigos, e aproveite para contar aos mais novos as histórias por trás dos momentos registados, bem como para apresentá-los às gerações anteriores.
4. Maratonas de Streaming
O surto de coronavírus é uma grande ameaça à economia, mas, simultaneamente, pode representar uma oportunidade de ouro para os serviços de streaming. Com as pessoas fechadas em casa, a apostarem cada vez mais no teletrabalho, as escolas encerradas e os eventos cancelados, eles constituem uma das principais opções de entretenimento.
Na Netflix, HBO e Amazon Prime, entre outros, existem milhares de séries, sitcoms, filmes, documentários e especiais de comédia à distância de um clique, que prometem tornar as próximas semanas menos penosas.
5. Histórias Criativas para Dormir
A chegada do coronavírus é sinónimo de cancelar planos com parentes mais velhos ou distantes? As mensagens e chamadas não compensam necessariamente o tempo perdido, mas podem ajudar a criar novas tradições.
As histórias para dormir dos mais pequenos são um bom ponto de partida. Que tal recorrer a aplicações com videochamadas, como é o caso do Skype ou do Whatsapp, para ligar aos avós e deixá-los fazer as honras?