O consumo regular de bebidas alcoólicas pode trazer várias consequências pouco desejáveis. Contudo, nada como fazer uso da moderação e bom senso. Sim, mesmo se estiver a seguir uma dieta, através da qual pretende perder alguns quilos.
Ora, por norma, em qualquer regime de perda de peso, é aconselhada a eliminação de quaisquer bebidas alcoólicas. Mas cada caso é um caso. Na verdade, é possível perder peso mesmo tomando algumas bebidas alcoólicas – basta que o faça de forma sensata, considerando as calorias de cada bebida, bem como os ingredientes que a compõem.
Por norma, quanto maior o teor alcoólico, maior o número de calorias do produto. Ou seja, quaisquer bebidas brancas, como a vodka ou tequila, têm mais calorias que o vinho, por exemplo. O problema surge quando falamos de cocktails que, por norma, levam bastate açúcar ou licores – aí, sim, há vários inimigos da balança.
As melhores dicas para não ganhar peso quando bebe álcool:
1 – Tenha atenção às doses – quanto menos beber, melhor.
2 – Atenção aos ingredientes – se fizer um cocktail caseiro, opte por mixers light (água, coca-cola, sprite, o que seja), use sumo de limão verdadeiro, substitua o açúcar por adoçantes, entre outros.
3 – Prioridades – se, no seu caso, o álcool for um verdadeiro inimigo, pense antes de beber. Coloque em cima da mesa outras ocasiões em que lhe poderá apetecer mais do que naquele momento e guarde a vontade para situações especiais.
4 – Tenha noção das calorias – isto não implica que se torne uma expert ou que comece a contar calorias. Basta que tenha uma noção geral do valor energético das suas bebidas alcoólicas preferidas para que possa tomar decisões conscientes.