Recentemente experimentei na pele uma nova técnica. Fui à Royalty Clinic Lisboa, no Largo de São Sebastião da Pedreira, com o intuito de de descontrair numa massagem de relaxamento. Mas, quando fui recebida pela massoterapeuta Joana Varão, fui desafiada a submeter-me também a uma sessão de reflexologia podal.

Ora, já tinha visto aquelas imagens de pés com pontos que fazem referência a várias partes do nosso corpo (coloco em baixo uma imagem, para o caso de não estarem a perceber do que estou a falar), mas nunca tinha experimentado esta técnica. Fiquei curiosa e aceitei! Afinal, porque não?

Já na sala de tratamento, com ambiente relaxante graças à música tranquilizante, luz baixa e cheiros de óleos, deixei-me levar. Antes da massagem de relaxamento que estava agendada, chega a reflexologia. Confesso que o meu maior receio era ter cócegas nos pés durante a sessão. Mas não aconteceu. 

Os movimentos executados eram precisos. Depressa percebi que os meus pés também precisavam de atenção, até porque dias antes tinha feito algumas caminhadas de quilómetros (estive de férias e a passear. Gosto de andar, é a verdade). O toque da terapeuta surpreendeu por ter sido mais agradável do que imaginei. Apesar da hesitação inicial, senti-me a relaxar e a aproveitar. 

Contudo, sabia que esta técnica não servia apenas para relaxar e deixar os meus pés com uma sessão de relaxamento e leveza. No final de toda a sessão, conversei com a terapeuta que me esclareceu sobre a reflexologia, explicou os benefícios e tirou todas as minhas dúvidas. A entrevista a Joana Varão segue em baixo.

O que é a Reflexologia podal?

A Reflexologia podal é uma massagem realizada nos pés. A particularidade e princípio desta técnica é que todos os órgãos e sistemas do corpo estão espelhados na planta do pé como zonas reflexas, por via de múltiplas terminações nervosas que refletem o funcionamento do organismo.

A estimulação desses pontos – que reportam ao nosso sistema nervoso periférico e que estão devidamente mapeados – informa o sistema nervoso central de que é necessário restabelecer o equilíbrio em determinado órgão (homeostase), com consequente aumento dos níveis de energia e oxigenação na zona reflexa à zona de pressão. Deste modo, a Reflexologia promove a saúde e “combate” os desequilíbrios energéticos (tanto áreas do corpo pouco ativas são estimuladas, como as áreas hiperactivas são relaxadas).

Esta técica tornou-se um recurso popular como terapia complementar, sendo utilizada para intensificar tratamentos. Por exemplo, em alguns países a reflexologia é utilizada para aliviar os sintomas de pacientes oncológicos.

É como uma massagem aos pés?

É correto dizer que a Reflexologia requer movimentos de massagem aos pés, mas é um tratamento que se distingue, por exemplo, de uma massagem de relaxamento quer pela manipulação técnica, quer pela sua finalidade / propósito (trabalhar as regiões reflexas).

A massagem consiste na manipulação dos tecidos do corpo, com objetivo de relaxar a musculatura, aliviar tensões e melhorar a circulação sanguínea. Essa prática melhora a saúde e o bem-estar geral do paciente.

Por sua vez, a Reflexologia, visa procurar desequilíbrios nos órgãos ou sistemas (que se manifestam por sensibilidade em pontos específicos), estimulando os processos de homeostasia – cura – do organismo.

Qual a diferença entre Reflexologia nos pés e noutras partes do corpo?

A Reflexologia pode ser realizada noutras regiões do corpo para além dos pés – mãos, face e orelhas. Todas estas regiões estão devidamente mapeadas, e o princípio de atuação é o mesmo (estimular as terminações nervosas).

A aplicação desta técnica nos pés acabou por se popularizar porque a acessibilidade aos pontos é mais fácil, menos evasiva, acabando por alcançar resultados de forma mais célere.

Quando surgiu e de que forma se tem adaptado aos novos tempos?

Esta técnica remota à antiguidade e teve a sua origem no oriente. Não é consensual o período exato ou região onde surgiu primeiramente, mas é sabido que as suas origens são milenares, e que tem sido praticada por diversas culturas ao longo da história.

Atualmente é utilizada em todo o mundo e reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), estando incluída no grupo das medicinas tradicionais, complementares e integrativas (MTCI).

Que benefícios traz para o corpo?

A técnica de Reflexologia Podal promove o equilíbrio bioenergético do organismo enquanto proporciona um bem-estar físico e emocional.

Como são estimuladas inúmeras terminações nervosas (regiões reflexas de sistemas / órgãos internos), os benefícios que se podem sentir são múltiplos, e dependem das patologias em tratamento. Exemplos de resultados alcançados são:

  • Melhorias nos padrões de sono,
  • Diminuição dos níveis de ansiedade,
  • Diminuição das crises de enxaquecas,
  • Entre outros.

Esta técnica também promove uma autoconsciência do estado de saúde (física e emocional) do paciente, pois – e através do toque – é possível sentir os pontos de carência do organismo, com reações que não se restringem à planta do pé (ou seja, que muitas vezes se fazem sentir nas regiões reflexas do corpo).

 

Qualquer pessoa pode fazer a si própria?

Esta pergunta é de resposta complicada! Na prática o procedimento é acessível a qualquer pessoa; inicia-se com o polegar da mão, que “varre” as várias regiões do pé procurando desequilíbrios de energia (estes podem manifestar-se por sensibilidade no ponto ou sensação de areia debaixo da pele) e, uma vez encontrados, deve realizar-se uma pequena massagem para estimular os processos curativos no local afetado.

Todavia, é prudente que exista conhecimento sobre o mapa podal e sobre o método de estimulação dos pontos mais adequado (por exemplo, em casos de carência ou hiperactividade).

Na auto-massagem é também muito importante garantir que a pessoa em tratamento não padece de um quadro clínico que seja contra-indicado à aplicação de reflexologia.

Quais os focos de um terapeuta enquanto está a executar esta técnica?

Existem 2 importantes e distintos momentos nesta terapia. Inicialmente o foco do terapeuta deve ser o correcto mapeamento de como está a funcionar o organismo, recolhendo informação global das diferentes regiões do corpo (pontos mais hiperativos ou pontos energeticamente carentes).

Já num segundo momento, o foco deve ser o tratamento / correção dos desequilíbrios inicialmente identificados.

Para benefícios contínuos / prolongados, e caso ambos – terapeuta e paciente – se sintam confortáveis, pode ainda existir uma explicação / avaliação conjunta de quais as zonas mais bloqueadas e quais as consequências para o organismo, promovendo – mais uma vez – a saúde e a autoconsciência.

O que um terapeuta pode sentir quando está a fazer Reflexologia?

O toque pode, com facilidade, parecer inofensivo, mas um terapeuta experiente consegue reconhecer desconforto, dor, tensão ou sensibilidade através de subtis indícios que o corpo do paciente devolve ao seu toque.

No decorrer da reflexologia, e quando é trabalhado o equilíbrio energético dos pontos com necessidades, esse biofeedback é depois percecionado – ao toque – pela uniformização dos tecidos e ou relaxamento de regiões anteriormente bloqueadas.

Quem pode e não pode fazer?

A Reflexologia é aconselhada para a generalidade da população, hoje mais do que nunca dados os níveis de ansiedade em que vivemos. O stress está na base de muitas complicações (cardíacas, enxaqueca, dores musculares, entre outros), e esta técnica tem-se demonstrado muito eficaz na promoção do nosso equilíbrio orgânico / saúde.

Todavia, e apesar de a sua aplicação parecer inócua, é importante ressaltar que a reflexologia está contra-indicada em casos de:

  • Processos agudos de febre
  • Osteoporose
  • Doenças isquémicas do coração – angina de peito; enfarto do miocárdio
  • Gravidez de risco
  • Infeções agudas nos geral

Este tratamento é muito procurado na Royalty Clinic? Qual o feedback que costumam receber?

Este tratamento é recente na Clínica, foi introduzido há cerca de ano, mas – com grande alegria nossa – já conquistou vários adeptos. ´

É um tratamento muito requisitado como complemento à massagem de relaxamento, porque os pés são, de facto, uma zona com enorme impacto no organismo; mas já temos também alguns pacientes que nos procuram especificamente para uma sessão isolada / exclusiva de reflexologia, como tratamento complementar a uma patologia já diagnosticada, nomeadamente enxaqueca crónica; quadros de insónia ou sintomas da menopausa.

Além da reflexologia podal e da massagem de relaxamento, a Royalty Clinic Lisboa possui outros tratamentos. Está localizada no Largo de São Sebastião da Pedreira 32B, em Lisboa. Contacto telefónico: 918 547 271

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Castiçais: atmosfera calorosa

Castiçais: atmosfera calorosa

No Porto, o novo restaurante Liz é uma cozinha viva

No Porto, o novo restaurante Liz é uma cozinha viva

Fosso salarial continua a agravar-se: a partir de hoje, as mulheres em Portugal estão a trabalhar de graça

Fosso salarial continua a agravar-se: a partir de hoje, as mulheres em Portugal estão a trabalhar de graça

Vem aí um jantar solidário para ajudar a comunidade de Valência

Vem aí um jantar solidário para ajudar a comunidade de Valência

Desejo de comer doces? A culpa pode ser um gene

Desejo de comer doces? A culpa pode ser um gene

Combinação de microplásticos com

Combinação de microplásticos com "químicos eternos" torna-os muito mais tóxicos e perigosos

Uma looonga soneca

Uma looonga soneca

Em

Em "A Promessa": Miguel e Tomás andam à pancada

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Ao volante do Alpine A290: agarrado à pista

Ao volante do Alpine A290: agarrado à pista

Turismo: Portugal arrecada mais de 20 distinções nos World Travel Awards

Turismo: Portugal arrecada mais de 20 distinções nos World Travel Awards

O hábito que pode valer-lhe mais 5 a 10 anos de vida

O hábito que pode valer-lhe mais 5 a 10 anos de vida

Elegância, beleza e exclusividade em dia de aniversário

Elegância, beleza e exclusividade em dia de aniversário

Caras conhecidas apostam no conforto e sofisticação

Caras conhecidas apostam no conforto e sofisticação

Elenco reúne-se na apresentação da nova novela da TVI,

Elenco reúne-se na apresentação da nova novela da TVI, "A Fazenda"

Dongfeng chega a Portugal com um elétrico de 27 mil euros e um 4x4 'militar' com mais de 1000 cavalos

Dongfeng chega a Portugal com um elétrico de 27 mil euros e um 4x4 'militar' com mais de 1000 cavalos

CARAS Decoração: um

CARAS Decoração: um "loft" a criar pontes entre passado e presente

O hábito que pode valer-lhe mais 5 a 10 anos de vida

O hábito que pode valer-lhe mais 5 a 10 anos de vida

Elegância, beleza e exclusividade em dia de aniversário

Elegância, beleza e exclusividade em dia de aniversário

A festa de Pedro Crispim: 46 anos celebrados com ousadia

A festa de Pedro Crispim: 46 anos celebrados com ousadia

Dados de robô

Dados de robô "perdido" no oceano Antártico revelam novas perspetivas sobre o degelo

Portugal faz bem: Tosco Studio transforma cimento em peças únicas

Portugal faz bem: Tosco Studio transforma cimento em peças únicas

Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2024: conheça os vencedores

Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2024: conheça os vencedores

Festival de Salónica - Um olhar sobre o cinema grego

Festival de Salónica - Um olhar sobre o cinema grego

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Prosolia Energy faz parceria com fundo de capitais francês para aumentar a sua expansão nas renováveis

Prosolia Energy faz parceria com fundo de capitais francês para aumentar a sua expansão nas renováveis

JL 1413

JL 1413

Os livros da VISÃO Júnior: Ideias para ler nas tarde de outono

Os livros da VISÃO Júnior: Ideias para ler nas tarde de outono

Vinhos: Quem tudo quer…

Vinhos: Quem tudo quer…

Dicas de maquilhagem para brilhar este Natal e Fim de Ano

Dicas de maquilhagem para brilhar este Natal e Fim de Ano

INDOMÁVEIS 3: COMO INIMIGOS SE TORNAM AMIGOS

INDOMÁVEIS 3: COMO INIMIGOS SE TORNAM AMIGOS

Combinação de microplásticos com

Combinação de microplásticos com "químicos eternos" torna-os muito mais tóxicos e perigosos

Ao volante do Alpine A290: agarrado à pista

Ao volante do Alpine A290: agarrado à pista

VOLT Live: Mais marcas chinesas chegaram a Portugal e o mau exemplo da Câmara de Ovar

VOLT Live: Mais marcas chinesas chegaram a Portugal e o mau exemplo da Câmara de Ovar

Finalistas do Sovereign Portuguese Art Prize em exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes

Finalistas do Sovereign Portuguese Art Prize em exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes

JL 1411

JL 1411

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Os jovens que não conseguem ler um livro

Os jovens que não conseguem ler um livro

SIBS, Cloudflare, Unbabel, Toyota, Meo e Glooma. Conheça o melhor da inovação 'made in Portugal'

SIBS, Cloudflare, Unbabel, Toyota, Meo e Glooma. Conheça o melhor da inovação 'made in Portugal'

"A Fazenda": Quem é quem na nova novela da TVI

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

As imagens do episódio de estreia de

As imagens do episódio de estreia de "A Fazenda"

13 boas exposições em Lisboa e Cascais, para ver agora

13 boas exposições em Lisboa e Cascais, para ver agora

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites