A americana Whitney Zelig, de 29 anos, sobreviveu a dois cancros da mama. Agora, numa tentativa de alertar para a deteção precoce da doença, decidiu fazer uma experiência social, no mínimo, cómica. A jovem escondeu uma micro câmara no decote e registou vários olhares, tanto de homens como de mulheres, enquanto andava pela cidade.
O objetivo? Lembrar todos os que vissem o vídeo que, apesar de o peito feminino ser altamente sexualizado, é igualmente importante “olhar” para ele com outros olhos, de modo a detetar algum tipo de alterações. Embora se tenha sentido vulnerável a realizar a experiência, Whitney afirma, de acordo com o The Mirror, que valeu a pena, se tiver incentivado, pelo menos, uma pessoa a fazer a palpação ou o exame.
“Estou feliz por tê-lo feito, por causa do feedback positivo. Eu achei hilariante. O humor é uma das minhas coisas favoritas e se o pudermos usar para consciencializar as pessoas, contem comigo. Se uma mulher ficar inspirada a fazer a palpação ou a ir fazer uma mamografia, graças a este vídeo, ficarei feliz. Estou a fazer isto por uma causa maior. É maior que o vídeo ou que mim, é sobre mães, avós, crianças, irmãs e amigos“, disse.
Veja o vídeo!