O mês de janeiro costuma ser de grandes reflexões e resoluções para os 365 dias do novo ano. A área financeira é uma das que mais se destaca, no sentido em que muitos procuram criar metas de poupança e objetivos que querem atingir e que envolvem algum dinheiro.
Por isso mesmo, importa ter alguns hábitos que nos podem ajudar a juntar dinheiro. Em seguida, deixamos-lhe três deles, que são bastante simples, mas também muito úteis.
Confira:
Comece a colocar dinheiro de parte
Quanto mais cedo começar, melhor. Estabeleça um objetivo monetário e defina quanto precisa de colocar de parte assim que recebe o ordenado. Além disso, pode sempre juntar a esse “mealheiro” alguns trocos que tenha na carteira, sempre que se lembre. Todos os cêntimos contam!
Analise todas as suas despesas fixas
Fazer contas aos nossos gastos fixos mensais também é uma enorme ajuda no que toca a perceber o dinheiro que resta e quanto podemos e queremos tirar do mesmo. Além disso, pode aproveitar este primeiro mês do ano para rever alguns contratos (eletricidade, água) e seguro do carro, por exemplo, que possam ser melhorados ou trocados por opções menos dispendiosas.
Pense duas vezes antes de comprar
As compras por impulso são um dos principais “defeitos” de quem tem dificuldade em poupar. Portanto, por mais clichê que possa parecer, refletir sobre algo antes de comprar é essencial. Pense se é verdadeiramente uma necessidade (ou se será um capricho) e se o valor compensa, tendo em conta o número de vezes que o artigo será utilizado (no caso de bens materiais).