Desde o mês de abril, já é possível adquirir nas lojas IKEA em Portugal os 26 produtos de compõem a coleção KÅSEBERGA, todos de edição limitada.
Com o objetivo de compreender melhor a vida e o dia a dia de quem vive em sintonia com o mar, a IKEA aliou-se à World Surf League para criar uma coleção inspirada nos surfistas, mas destinada a todas as pessoas. Com a colaboração dos surfistas profissionais Kassia Meador e Rob Machado, e a opinião de mais de 3500 outros praticantes da modalidade, nasceu a KÅSEBERGA, criada para todos aqueles que abraçam um estilo de vida mais ativo e se preocupam com a preservação do meio ambiente, uma vez que esta coleção é criada através da utilização de materiais renováveis e reciclados.
A coleção foi apresentada este mês, num evento que decorreu no Tamariz Summer Club, no Estoril, e que contou com a presença via videoconferência da designer Wiebke Braasch e da surfista californiana Kassia Meador, que falaram sobre o projeto.
“Para mim, ‘boa onda e baixo impacto’ consiste em design bonito, com uma estética visual descontraída, excelente funcionalidade e impacto reduzido no planeta. Como? Estamos a eliminar o plástico dos oceanos sem poluir as vias fluviais e a mostrar às pessoas que é possível, na esperança de as inspirarmos”, referiu a surfista.
Entre os produtos desta gama, cujos preços oscilam entre os 3,5€ (copo) e os 99 euros (mesa de centro), encontram-se ainda um saco para recolher lixo, criado para ajudar a manter as praias e oceanos limpos, um tapete de ioga, uma prancha de bodysurf, um cesto isotérmico, uma toalha, uma mochila, ponchos de praia e um novo saco inspirado no conhecido modelo FRAKTA (o saco azul da IKEA), com o fundo reforçado e compartimentos amovíveis, entre outros.
Após a apresentação, e com o apoio do Movimento Claro – que tem como objetivo sensibilizar para o problema do plástico descartável nos oceanos, organizando diversas atividades de consciencialização para o público em geral e atuando junto de empresas com vista à redução do plástico descartável – os participantes dividiram-se em dois grupos, que se dedicaram, ao final da manhã, a recolher lixo na praia, uma experiência muito positiva, que alerta para a necessidade deste tipo de iniciativas, dado que, apesar de a praia do Tamariz estar por norma sempre limpa, um olhar mais atento faz-nos descobrir que há frequentemente uma beata perdida ou uma garrafa de plástico deixada no local errado.
Veja na galeria todos os produtos que compõem esta coleção.