Os Seis de Atlas é um livro escrito por Olivie Blake e publicado pela Planeta. Uma história que se insere dentro do género Fantástico, com mistérios e intrigas. A autora foi buscar inspiração à desaparecida Biblioteca de Alexandria e decidiu revitalizar esta ideia ao criar uma sociedade secreta para figuras dotadas de magia. Depois disso, criou toda uma nova sociedade, muito semelhante à nossa, mas com a diferença de que existem pessoas dotadas de capacidades extraordinárias.
Tal como o título já deixa perceber, existem seis personagens mais relevantes nesta narrativa. Cada uma partilha o seu ponto de vista sobre os acontecimentos em capítulos intercalados e escritos na primeira pessoa, o que transmite uma ideia mais sincera sobre cada um e sobre a forma como a sua personalidade se encaixa e afeta o grupo. Claro que, no meio deste leque de personagens, é natural que se crie maior empatia com umas figuras em detrimento de outras.
Por cada personagem contar o seu ponto de vista dos acontecimentos, pode existir a sensação de que a narrativa demora a arrancar e desenvolver. Na verdade, pouco acontece nesta obra, a primeira de uma saga, mas as intrigas que vão surgindo e a forma como alguns mistérios vão sendo resolvidos acabam por ser o grande atrativo. Há sempre uma aura algo obscura a envolver tudo o que acontece, o que aumenta o desejo de descobrir a verdade do que está a ser ocultado.
É curioso perceber como a percepção do leitor sobre alguns factos que toma como certos ou personagens podem ser alterados com o passar das páginas. Mais perto do final, acontece uma reviravolta que foi bem vinda e que cria nova dinâmica, além de nos fazer duvidar de algumas intenções que inicialmente pareciam claras.
Estamos perante uma leitura diferente e divertida, que carece de uma continuação rápida para que a curiosidade sobre o que ainda está por desvendar seja saciada.
Sinopse:
A cada dez anos, os seis mágicos mais talentosos do mundo são escolhidos para competir por um dos cinco lugares disponíveis na exclusiva Sociedade de Alexandria. A mais importante sociedade secreta do mundo, guardiã do conhecimento perdido das maiores civilizações da Antiguidade.Este ano, a competição é mais feroz do que nunca.
Os candidatos são: Libby Rhodes e Nico de Varona, inimigos inseparáveis, físicos, que controlam a matéria com a sua mente. Reina Mori, uma naturalista que consegue intuir os segredos da própria vida. Parisa Kamali, uma telepata capaz de atravessar as profundezas do subconsciente e ver os segredos mais profundos da mente. Callum Nova, herdeiro de um império de meios de comunicação de magia, e um empático capaz de manipular os desejos de uma pessoa. E Tristan Caine, cujos poderes são um mistério até para ele próprio. Depois de recrutados pelo misterioso Atlas Blakely, viajam para a sede da Sociedade, em Londres, onde têm um ano para estudar e inovar dentro das várias áreas esotéricas. Os eleitos terão pela frente uma vida de poder, conhecimento, riqueza e prestígio. Mas a que custo?