Talvez um dos maiores desafios dos dias que correm é ir ao supermercado, fazer as mesmas compras que fazíamos há alguns meses, e tentar não pagar cerca do dobro no fim. É tarefa impossível, bem sabemos. Por isso mesmo, já são muitas as famílias que se veem obrigadas a cortar na alimentação para tentarem equilibrar o orçamento mensal. Mas será que há uma forma de poupar no supermercado sem termos que deixar de lado os alimentos que fazem bem à nossa saúde?
A resposta é sim! E o primeiro passo é planificar. Faça desta a sua palavra de ordem na cozinha e planifique as refeições da semana de forma inteligente, para que o almoço complemente o jantar e assim não tenha que repetir o mesmo prato nas duas refeições, por exemplo. Organizar as refeições de modo a maximizar o uso do forno, usando-o na sua máxima capacidade, também é uma forma de poupar luz e de fazer mais do que um prato ao mesmo tempo. Ao planificar, também acaba por ajustar o menu da semana ao que tem na sua despensa, sem estragar comida e sem ter que comprar novos ingredientes.
Para planificar um menu semanal repleto de refeições saudáveis, faça as suas compras em função dessa planificação para que não lhe faltem ingredientes na hora de cozinhar e opte pelos produtos da época para conseguir comprar a um melhor preço e conseguir valores nutricionais ricos.
Se precisar de inspiração todas as semanas, siga o Instagram de Joana Roque (@joanacostaroque) que é guru neste tipo de planificação de refeições e de dicas para a ajudar a poupar tempo e dinheiro numa alimentação variada e saudável.