O Natal é um momento muito especial para muitas pessoas, mas também pode acentuar alguma tristeza e nostalgia. Além disso, pode facilmente tornar-se numa espécie de obrigação, com os vários compromissos sociais que se marcam e os encontros familiares que, em muitos casos, são uma fonte de ansiedade.
Se este ano sente que precisa de tirar tempo para si e de se resguardar emocionalmente de tudo o que o Natal lhe traz, siga o seu instinto e não alimente nenhum sentimento de culpa. Tem todo o direito de querer desconectar-se. Para que a sua família e amigos entendam, explique-lhes o seu porquê e que esta decisão passa por um auto-cuidado que não deve ser minimizado.
Quando conversar com as pessoas que lhe são mais importantes, faça-o de forma empática, sublinhando que não é uma questão de não querer passar tempo com eles, mas que precisa de se colocar em primeiro lugar e ter tempo para estar só consigo. Aceite, no entanto, que há pessoas que não vão entender e que vão levar a mal, mas lembre-se que o mais importante é não falhar consigo mesma. O respeito por si própria e pelas suas necessidades tem que vir primeiro.