As fotografias têm esta capacidade mágica de eternizarem as pessoas, o espaço e o tempo, o que nos permite fazer pequenas viagens a esses momentos, sempre que olhamos para elas. Contudo, a sua disposição não deve ser feita de forma aleatória, bem pelo contrário. Aqui, o Feng Shui, prática chinesa que permite harmonizar os espaços, pode ser uma ajuda fundamental. Se quiser perceber como, siga estas dicas:
A escolha das fotos
De certeza que tem um sem número de fotografias, umas mais recentes e outras nem tanto, que lhe dificultam a escolha quando decide imprimi-las para as poder espalhar pela sua casa. No entanto, segundo o Feng Shui, deve optar por fotos que transmitam felicidade, que tenham sido tiradas num momento particularmente alegre. O ideal será que a maioria das fotografias expostas em sua casa sejam atuais, para que possa focar-se no presente e não estar ancorada ao passado. Se quiser ter alguma fotografia com pessoas que já partiram, escolha uma em que essa pessoa esteja sozinha, sendo muito importante que o número de fotografias com pessoas que já faleceram não ultrapasse aquelas que tem expostas com pessoas que fazem parte da sua vida na atualidade.
No quarto
O quarto é a zona mais íntima e privada de sua casa. Por isso mesmo, segundo esta prática chinesa, só deve ter fotos suas e do seu companheiro ou companheira, caso não viva sozinha. Devem ser fotografias que a reportem para momentos especiais e felizes.
Na sala
Sendo o espaço de convívio por excelência, onde normalmente recebemos as pessoas de quem mais gostamos, deve ser também aquele onde figuram as fotografias com familiares e amigos. Reserve estes momentos que eternizou com quem lhe diz mais para esta zona social da casa e evite, como dissemos no ponto anterior, expô-los no seu quarto, que é uma zona mais íntima.
Na cozinha
É o lugar ideal para fotografias em família, já que, por norma, é o centro da casa, onde todos se reúnem, onde muitas vezes as conversas mais importantes acontecem e onde se cozinha o que nos alimenta o corpo, mas também os sentidos e a alma. Coloque estas fotografias em estantes ou prateleiras, no frigorífico… É uma escolha ótima para sentir a boa energia familiar logo pela manhã, enquanto prepara o pequeno-almoço.
Tem lareira?
Quando estiver a escolher os melhores lugares para expor as suas fotografias, tenha presente que não as deve colocar em lugares mais escuros, ou com pouca luz, nem frios. Mas também não as deve por na zona da lareira, isto porque, através do elemento fogo, pode estar a criar um excesso de tensão ou de energia, o que pode originar discussões no dia-a-dia.
Nas escadas
É comum vermos fotografias que acompanham o degradé das escadas. Mas não faça isso, opte antes por dispô-las alinhadas, na horizontal.