Democratizou-se que o Natal é consumo. E consumo, sobretudo quando feito de forma desenfreada, não se coaduna com sustentabilidade. Mas as coisas não têm que ser assim. Há várias formas de tornar o nosso Natal mais consciente e mais amigo do ambiente. Por nós e pelos que nos rodeiam.
Se tem essa vontade, mas falta-lhe a concretização, deixamos-lhe aqui a conta de Instagram que tem que passar a seguir. Cheia de ideias que nos ajudam, realmente, a ter comportamentos mais ecológicos e sustentáveis, no nosso dia-a-dia e, também, no Natal. Chama-se Waste Free Planet e é exatamente o que precisa para tornar as suas escolhas mais verdes. Veja alguns dos exemplos que lhe deixamos, especificamente direcionados para esta época festiva.
Embrulhe os presentes de forma criativa
Tentar encontrar alternativas ao papel de embrulho que, na maioria dos casos, contém plástico, é uma excelente opção para começar a transformar o seu Natal. Tecidos, outros papéis que tenha por casa, caixas que pode reaproveitar são tudo opções válidas. Inspire-se – tanto na fotogaleria, como no vídeo que lhe deixamos!
Quer renovar os enfeites da árvore de Natal?
Não precisa comprar enfeites novos para ter uma árvore bonita e cheia de personalidade. Se os enfeites que tem aí em casa já precisam de uma reforma, aventure-se a fazer os seus próprios adornos. Veja este exemplo e arrisque. Tem a garantia que serão sempre únicos e especiais, sobretudo se juntar as crianças nesta concretização.
Decorar a casa transformando o que ia para o lixo em decorações de Natal
Não dá assim tanto trabalho e pode tornar-se num momento de mindfulness. Porque não? As possibilidades são infinitas, dê largas à imaginação.
Os presentes
Tal como esta imagem sugere, é possível ser mais consciente no momento de escolher um presente. Primeiro, não dê por dar. Tem muito mais valor investir tempo naquela pessoa, do que comprar algo sem significado. O tempo consegue ser dos melhores presentes que se pode dar a alguém. Se tiver mesmo que comprar, opte por marcas que tenham valores éticos e ambientais, escolha algo em segunda mão (pode-se surpreender com os verdadeiros achados que se fazem), ou então opte por fazer, por criar algo.