Justin Jennings encantou o júri da competição do The World Cook com as suas criações culinárias e a verdade é que pode saboreá-las no restaurante que o chef tem em Lisboa – o Downunder by Justin Jennings, situado em São Bento.
É lá que se pode deliciar com o famoso tártaro de canguru e ovo, um prato que fez o crítico Jay Rayner “extremamente feliz”, e que arrancou rasgados elogios no primeiro episódio do The World Cook, o programa da Amazon Prime onde o chef australiano se destacou entre dezasseis concorrentes. “A minha jornada como cozinheiro começa como uma história que é familiar a muitos chefs. A ver a minha mãe, que também é cozinheira, a preparar um banquete na cozinha e a ficar interessado em como é que tudo funcionava”, conta Justin.
Ainda assim, Justin nunca ambicionou fazer carreira no mundo da culinária. Na verdade, o chef, que nasceu em Port Macquarie, uma pequena cidade piscatória na costa leste da Austrália, sonhava ser carpinteiro, mas como era uma profissão que não lhe dava um salário confortável ao fim do mês, aceitou um segundo trabalho como ajudante de cozinha. E o destino aconteceu.
Neste seu percurso como chef, conheceu Sofia, uma jovem portuguesa que estava a fazer um estágio em hotelaria e o amor aconteceu. Há sete anos, e já com dois filhos, o casal decidiu mudar-se para Lisboa onde, desde 2017, comanda o Downunder by Justin Jennings, um restaurante que pretende oferecer uma experiência única com ingredientes locais e australianos.